Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

ENCEEJA

24/08/2019 11h21 - Autor: 16963 visualizações

Cerca de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil realizarão neste domingo, 25, a prova do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja).  O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida. O exame é voltado a jovens adultos que repetiram algum ano letivo ou até mesmo não concluíram o mesmo na faixa de idade apropriada.

 

O exame do Encceja é composto de quatro provas onde é necessário se obter 100 pontos por matéria no mínimo (a escala de proficiência vai de 60 a 180 pontos, logo, como temos 30 questões por prova cada questão vale 4 pontos. O participante deve atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. Na redação, a nota é de 0 a 10 – e a média necessária para aprovação é 5.

 

O candidato que for participar da edição de 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos precisa saber o quanto antes o local de realização das provas. Os participantes do Exame podem acessar o cartão de confirmação na internet. O documento está disponível na Página do Participante no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

 

O Cartão de Confirmação de Inscrição traz endereço, data, local, número de inscrição, horário das provas, indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino, solicitação de atendimento especializado, nome social, se for o caso, e indicação de quem ficará responsável pela certificação. A Seduc é uma das instituições responsáveis pela certificação dos alunos aprovados, juntamente com o IFPA.

 

Para quem vai fazer a prova tanto para o Ensino Fundamental, como para o Ensino Médio, o horário é das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. No Pará, diversas escolas da rede estadual estão prontas para receber as provas. O Pará tem aproximadamente 600 mil inscritos estão aptos a realizarem as provas em Xinguara, Tucuruí, Tomé-Açu, Tailândia, São Miguel do Guamá, Santarém, Santa Izabel do Pará, Salinópolis, Redenção, Prainha, Parauapebas, Oriximiná, Óbidos, Novo Repartimento, Monte Alegre, Marituba, Marabá, Itaituba, Iagarapé-Açu, Goianésia do Pará, Conceição do Araguaia, Castanhal, Capanema, Cametá, Breves, Bragança, Belém, Barcarena, Ananindeua, Altamira e Abaetetuba.   

 

Ascom/Seduc