ESPORTE
Alunos, familiares e o público em geral da Escola Estadual Hilda Vieira, no bairro da Marambaia, em Belém, tiveram uma manhã de cidadania com atividades esportivas, lúdicas e prevenção à saúde. A programação foi realizada a pedido da direção da escola com a parceria do Núcleo de Esporte e Lazer da Seduc (NEL).
A ação foi a primeira do Projeto NEL Cidadania, criado recentemente com o objetivo de proporcionar ações de educação com atividades de saúde, esporte, lazer, empreendedorismo e cultura nas escolas. Segundo o coordenador do NEL, Fernando Silva, essas ações ocupam o tempo do aluno com atividades de inclusão voltadas para o bem estar não só dele, como dos familiares e da comunidade do entorno da escola, criando um ambiente de interação e reciprocidade. “Com isso, queremos reduzir os casos de violência nas escolas, criando um espaço de preocupação permanente com o outro”, explica.
Durante toda a manhã a comunidade escolar usufruiu de uma programação intensa com ações de educação e apresentações culturais. A comunidade participou de palestras sobre "Direito e Saúde", "Violência Doméstica", e "Direito do Idoso", além de atendimentos médico (clínico geral), vacinação contra a gripe e sarampo, nutricionista, psicológico, fisioterápico e oficinas de pães e de penteados afro.
Silva informa que qualquer escola pode solicitar o atendimento. Sempre que solicitada a equipe do NEL faz uma visita técnica prévia na escola para avaliar o espaço físico e as necessidades sociais dos alunos para poder, então, decidir o tipo de programação a ser levada para aquele ambiente escolar.
Além do projeto NEL Cidadania, o Núcleo também iniciou este ano o Projeto NEL na Escola que consiste na realização de jogos, game e atividades esportivas no horário do intervalo (recreio) e contraturno. Este projeto já foi realizado nas escolas Maroja Neto (Pedreira), Pedro Amazonas Pedroso (Souza) e Hilda Vieira (Marambaia). “A idéia é levar o esporte e o lazer para ocupar os alunos com atividades pedagógicas nos intervalos de aula e fins de semana”, comenta Silva.
Idealizado pela coordenação de projetos do Núcleo, as ações têm a parceria do Sesi, Escola de Governança, Estação de Rádio da Marinha (Ministério da Defesa), a Susipe, Comissão de Saúde da OAB, o Idesamp (Instituto de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica), CEI (Conselho Estadual do Idoso), Banpará, o Curso Técnico de Enfermagem Albert Einstein, universidades, Sesma dentre outros.
Por: Leidemar Oliveira
Ascom/Seduc