ALUNO REPÓRTER
A XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, a ser aberta neste sábado (2), no Hangar, em Belém, será um momento histórico para a educação pública na região nordeste do Estado. Professores e alunos que participam do Projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola Rádio e TV, sediado em Bragança, comemorarão, na Feira, os dez anos de funcionamento dessa iniciativa pedagógica que une a comunicação à educação. Esta também será a décima participação do Aluno Repórter na Feira do Livro.
A comemoração se dará com a participação do projeto no estande da Seduc, fazendo a cobertura das atrações do evento, e com a entrega do Troféu e Certificado 10 anos ao governador Simão Jatene e à secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage.
A homenagem expressará o reconhecimento ao apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) às ações do projeto nessa primeira década de funcionamento. Uma comitiva de alunos e professores do Aluno Repórter chegará a Belém às 12 horas deste sábado (2). Eles irão montar os equipamentos de rádio e TV no estande da Feira, para transmissão de flashes ao vivo para emissoras de rádio de Bragança e cobertura televisiva do evento. Providenciarão imagens e informes ao vivo nas redes sociais. Os alunos do projeto atuarão na Feira até segunda-feira (4). Eles representarão os 800 alunos atendidos na primeira década do projeto.
No último dia 18 de maio, no auditório da Fundação Educadora, parceira do projeto, ocorreu a aula inaugural do Aluno Repórter 2018. Foram homenageados os principais parceiros do projeto, entre as quais a Seduc, entregues certificados aos 150 alunos que participaram das ações em 2017 e apresentada a turma de alunos repórteres de 2018. Este ano, o projeto acolhe 115 alunos do ensino regular e mais 80 estudantes do Projeto Mundiar, de correção da distorção idade-ano escolar.
Em 2018, o Aluno Repórter terá a reformulação dos laboratórios de rádio e TV e da sala da coordenação do projeto. Para incrementar ainda mais as atividades de educomunicação, a partir deste ano, o Aluno Repórter utilizará a Plataforma Google For Education, por meio do programa Sedutec. Com o uso da plataforma, o projeto passará a utilizar ferramentas tecnológicas em nuvem para potencializar seus objetivos formativos.
Projeto tem compromisso com aprendizagem dos alunos
O Aluno Repórter foi criado em abril de 2008 pelos professores radialistas Beto Amorim e Aylton Rocha. A intenção foi a de desenvolver uma metodologia que utilizasse tanto o rádio como a TV na execução de atividades focadas no desenvolvimento integral do aluno.
“Essa ação foi baseada na prática filosófica do saudoso Servo de Deus, dom Eliseu Maria Corolli, fundador da Rádio Educadora de Bragança, que ensinava que ‘educar não é somente instruir, mas preparar para a vida’, ressalta o professor Beto Amorim, da coordenação do Aluno Repórter.
A parceria entre o Núcleo Tecnológico Educacional (NTE/Seduc) de Bragança e a Fundação Educadora de Comunicação viabiliza palestras e oficinas audiovisuais ministradas voluntariamente por profissionais do rádio e da TV a alunos das escolas estaduais da jurisdição da 1ª Unidade Regional de Bragança
São estudantes de escolas estaduais nos municípios de Bragança, Tracuateua, Augusto Correa, Viseu e Cachoeira do Piriá. Os alunos participam de oficinas audiovisuais virtuais e presenciais ministradas voluntariamente por profissionais do rádio e da TV.
Como resultado dessas ações, os estudantes desenvolvem atividades nos laboratórios de rádio e TV do projeto, na Fundação Educadora de Comunicação. Lá, os alunos produzem e apresentam conteúdos audiovisuais, programas na rádio web do projeto e, também, na TV Educadora-Canal 30.
“Com essa interação escola x comunidade, o Aluno Repórter incentiva a permanência dos estudantes no ambiente escolar, ou seja, combate a evasão escolar. Eles trabalham a leitura e produção textual, pesquisa e a capacitação digital”, evidencia o professor Beto Amorim. O Aluno Repórter dá apoio ao projeto Pro Paz Enem em Bragança.
O Projeto Aluno Repórter já conquistou prêmios, como Edital 02/2008 - Seduc-PA - Projeto Aluno Repórter – Rádio; Edital 022/2008 - Fapespa - Projeto Aluno Repórter – Rádio; Edital 022/2008 - Fapespa - Projeto Aluno Repórter – TV; Prêmio Navegatube 2009 – 2º Lugar; Edital Ministério das Comunicações/UFPA em 2012; 14º Prêmio Escola Voluntária - 2º Lugar e Professor Destaque; Prêmio Itaú-Unicef 2015 - Premiado Regional (Norte); Prêmio Itaú-Unicef 2017 - Premiado Regional (Norte), e Prêmio Itaú-Unicef 2017 - Premiado Nacional.
Por Eduardo Rocha; Ascom Seduc
Imagens: Divulgação