Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Governo garante reconstrução de escola em Marabá

09/10/2020 10h25 - Autor: Bruno Magno (CPH) 1004 visualizações
Foto: Governo garante reconstrução de escola em Marabá
Foto: Marcos Santos/Ag. Pará

Mais de 500 estudantes da Escola Estadual Dr. Gaspar Vianna, em Marabá, região de integração de Carajás, serão beneficiados com a reconstrução da unidade escolar, autorizada nesta quinta-feira (08) pelo governador Helder Barbalho, que cumpriu agenda no município. Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual também entregou chips para estudantes da região e distribuiu novos benefícios do programa Sua Casa para moradores da cidade.

“Nós já entregamos 45 escolas no Estado e hoje resgatamos um compromisso da época eleitoral, quando fomos solidários aos estudantes da escola. Essa unidade escolar representa a história de muita gente que construiu sonhos aqui nessa cidade, então, nós faremos dessa unidade de ensino um símbolo da reconstrução de escolas em Marabá e região. Vamos continuar trabalhando e fazendo um governo presente. Em breve estaremos voltando aqui para entregar tudo reconstruído para uma educação justa no município”, disse o governador Helder Barbalho ao se comprometer em estudar as readequações de outras unidades escolares de Marabá. 

Necessitando de revitalização, a escola estadual está com o prédio interditado desde 2018, quando uma das alas da unidade desabou. Desde então, os alunos foram transferidos para um prédio alugado. A escola atende 539 alunos e funciona no regime de ensino em tempo integral. O espaço dispõe ainda de 12 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e espaço de convivência.

Desde janeiro de 2019, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vem realizando obras em várias escolas para melhorar a aprendizagem dos 575 mil alunos da rede estadual. Até agora, o Estado já entregou 45 unidades escolares reconstruídas e ampliadas para os paraenses. 

“Hoje estamos em Marabá para reconstruir essa escola e entregá-la aos alunos em um prazo de até um ano, porque educação se faz com escolas estruturadas e essa obra representa um resgate histórico para o município. Também entregamos os chips para estudantes do ensino médio de forma que possa possibilitar que os alunos concorram, de forma digna, no Enem. Essa é a missão do governador Helder Barbalho, de fazer uma educação pública de qualidade”, destacou a secretaria de educação Elieth Braga, que acompanhou o governador na agenda.

O estudante Samuel Bahia, de 18 anos, cursava o primeiro ano do ensino médio quando a escola foi fechada após o desabamento, em 2018. “Depois que a escola fechou fomos para outro prédio. Ficamos todos tristes porque gostávamos desse local, mas estou feliz porque teremos uma nova para ajudar outros alunos” conta. 

Internet -  Durante a agenda, o governador, acompanhado pela secretaria de educação, Elieth Braga, entregou 65.014 chips para estudantes da região, do terceiro ano da rede estadual, acessarem a internet em preparação ao Enem. Em Marabá, 17 escolas da região vão receber os chips para os alunos. São alunos de Bragança, Cametá, Abaetetuba, Marabá, Santarém, Óbidos, Castanhal, Maracanã, Altamira, Santa Izabel, Itaituba, Breves, Capanema, Conceição do Araguaia, Tucuruí e Capitão Poço.

Estudante do município de Marabá, Andressa Xavier, de 17 anos, cursa o terceiro ano do ensino médio e comemorou a entrega do chip. “Vai ser muito importante para todos os estudantes que, como eu, não tem acesso à internet. Pretendo fazer o Enem e a internet é importante para acessar os conteúdos”, disse. 

A iniciativa faz parte do Programa “Todos em Casa pela Educação” e objetiva garantir o acesso às aulas virtuais. A previsão é de que 105 mil chips sejam entregues em todo o Pará.