Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Enem Pará vai garantir aulas gratuitas aos alunos da rede pública

29/06/2020 10h06 - Autor: Leidemar Oliveira - Ascom/Seduc 857 visualizações
Foto: Enem Pará vai garantir aulas gratuitas aos alunos da rede pública
Enem Pará vai garantir aulas gratuitas aos alunos da rede pública

Os alunos que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passam a contar a partir de agora com uma nova ferramenta de preparação para a prova. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), lançam nesta segunda-feira (29) o Enem Pará. 

Com uma equipe de mais de 30 professores, a plataforma vai disponibilizar aulas ao vivo e videoaulas com o conteúdo preparatório do Exame. Segundo a secretária de estado de educação, Elieth de Fátima Braga, o objetivo é minimizar as perdas de aprendizagem ocasionadas pela paralisação das aulas provocadas pela pandemia de Covid-19. "A Seduc já vinha desenvolvendo outras iniciativas voltadas para o Enem, e agora o projeto foi unificado, ganhando plataforma única e muito mais ampliada", destaca Elieth Braga.  

Em 2019, a secretaria coordenou o projeto Dplay Pará com aulões preparatórios presenciais em mais de 15 municípios. Ao todo, mais de 7 mil estudantes participaram do intensivo ministrado por uma equipe de professores da rede estadual especializada em pré-vestibular. Desde o início da pandemia o Programa Todos em Casa Pela Educação realiza videoaulas pela TV Cultura, que tem entre o público-alvo os alunos do ensino médio que estão se preparando para a prova.

Já o titular da Sectet, Carlos Maneschy, ressalta que o Enem Pará vai auxiliar os estudantes da rede pública, proporcionando que tenham preparação compatível com os alunos da rede privada, que têm utilizado os recursos tecnológicos e o ensino a distância para manter a rotina de estudo mesmo com a suspensão das aulas presenciais.

A Seduc vai ministrar o conteúdo ao vivo através do canal da Secretaria no youtube. As aulas vão servir de subsídio e verificação de aprendizagem para as videoaulas fornecidas pela Sectet. “As aulas ao vivo conduzidas pelos professores da rede estadual serão a oportunidade para que os alunos possam interagir, fazer perguntas e resolver exercícios no momento em que a aula acontece”, destaca o professor Diego Maia. Ele antecipa que a Seduc vai disponibilizar ainda um guia de estudos e materiais didáticos para alunos do ensino médio sem acesso à internet.

A ferramenta disponibiliza um portal com mais de mil videoaulas exclusivas, além de textos, simulados e exercícios que poderão ser acessados pelos candidatos a qualquer hora. Segundo a Sectet, o programa possui um sistema de navegação simples e foi desenvolvido para garantir o acesso às aulas mesmo por quem mora no interior do estado ou não dispõe de internet numa velocidade superior.

Os alunos poderão acompanhar as aulas na plataforma a partir desta segunda-feira (29) e as aulas ao vivo a partir desta quarta (01).