Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Professor da rede estadual torna-se Educador Google

17/04/2020 11h43 - Autor: Colaboração: Lucas Rocha (Ascom/Seduc) 9191 visualizações
Foto: Professor da rede estadual torna-se Educador Google
Fotos: Arquivo pessoal

Em um mundo cada vez mais tecnológico, buscar conhecimento e atualização sobre as ferramentas que podem aprimorar o ensino nunca é demais. O professor Thomas Jefferson Ferreira, da rede estadual de educação, está sempre se atualizando, e hoje, se tornou um educador Google, nível 1.

Thomas é professor de Química efetivo da rede estadual de ensino e um dos colaboradores do projeto Dplay Pará, coordenado pela Seduc. O docente sempre está buscando se atualizar em tecnologia para aprimorar a sua formação acadêmica e deixar suas aulas mais didáticas. “Eu sempre trabalhei com Google Sala, Google Forms e há muito tempo venho estudando sobre o Google. Após uma prova, recebi meu certificado Internacional de Educador Google nível 1, e posteriormente posso chegar ao nível 4”, comemorou o professor.


A prova é realizada em etapas. Primeiro, o candidato passa por uma treinamento na plataforma Google for Education. Após esse treinamento faz a prova com duração de 3 horas e totalmente online. No decorrer da prova o candidato é monitorado com a câmera do computador.

O Google for Education, é um site para professores que queiram se aprimorar nas plataformas Google voltadas para a educação, como: Google sala, Google podcast, Google Drive para armazenamentos de documentos e até aulas online. O Google for Education é dividida em quatro níveis: Educador nível 1, Google Educador nível 2, Instrutor Certificado e Inovador Certificado. Cada nível é definido de acordo com o domínio de ferramentas do Google que o professor apresenta.

No Pará a referência é a Inteceleri Tecnologia para Educação vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA). A Inteceleri já realizou o treinamento de Google for Education para mais de 25 mil professores. O estado do Pará tem cerca de 3 mil educadores nível 1 certificados.

Para os professores que se interessaram a Inteceleri Google Partner do Pará, irá disponibilizar 5 vouchers gratuitos para quem tiver interesse em realizar a prova. Os vouchers são para qualquer professor que queira criar domínio sobre as ferramentas do Google. contato@inteceleri.com.br

Programa Aluno Tutor Google, estudante antenado, pode ajudar os professores com as ferramentas do Google. “Não precisa ser um expert, o objetivo é apenas compartilhar conhecimento e incentivar o uso da tecnologia na sala de aula”, destaca Thomas. O endereço eletrônico para mais informações é https://edu.google.com/intl/pt-BR/?modal_active=none