Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Documento Curricular do Estado do Pará para Educação Infantil e Ensino Fundamental

10/06/2019 12h27 - Autor: 890 visualizações

O Documento Curricular do Estado do Pará para Educação Infantil e Ensino Fundamental foi homologado em dezembro de 2018 pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Após a homologação, o Documento passou por uma readequação com foco na mudança da estrutura de ciclos para anos, solicitada pelo CEE. Após as readequações, a Secretaria de Estado de Educação e a Undime Pará, representadas pela Comissão ProBNCC Pará, divulgam a segunda versão do documento.

 

É importante ressaltar que as discussões sobre o currículo se iniciaram em 2007 levando em consideração a contribuição de educadores de todo o território paraense e culminando na sistematização e consolidação do documento em 2018 pela equipe de professores regentes redatores da Comissão ProBNCC Pará, em consonância com a BNCC e adotando uma concepção sócio-histórica que coloca o educando como o sujeito protagonista do processo ensino-aprendizagem. Na trajetória da construção se focou nas demandas do educando contemporâneo, prezando por uma formação integral no seu contexto sociocultural - o Estado do Pará.

 

Organizado em eixos estruturantes (Interações e Brincadeira, Espaço/Tempo e suas Transformações, Linguagem e suas Formas Comunicativas, Valores à Vida Social, Cultura e Identidade) que permeiam todas as áreas de conhecimento e os componentes curriculares, o documento fundamenta-se no respeito às diversas Culturas Amazônicas, na educação para a sustentabilidade, e na interdisciplinaridade.

 

A partir desta data histórica o documento passa a ser a referência legítima e legal e a base para a (re)elaboração de outros/novos currículos e documentos orientadores para a educação em todo o território do Estado. Trata-se de um documento referencial para os sistemas de ensino e escolas, reafirmando compromissos e cooperação entre o Estado e municípios em prol de uma formação cidadã para os estudantes paraenses.

 

Clique AQUI e confira na íntegra o conteúdo do documento.

 

Ascom/Seduc


MAIS FOTOS