Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estado participa da entrega de obras que impulsionam a educação pública em Portel

22/04/2025 16h03 - Autor: Ivana Barreno (Ascom Seduc) 82 visualizações
Foto: Estado participa da entrega de obras que impulsionam a educação pública em Portel
Foto: Bruno Cruz / Agência Pará

Ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, o governador Helder Barbalho ressaltou a importância dos investimentos no ensino infantil. Em breve, a população de Portel também receberá uma unidade do Programa Creches por todo o Pará

A comunidade escolar do município de Portel, no Arquipélago do Marajó, recebeu duas importantes obras na manhã desta terça-feira (22) para impulsionar a área educacional e beneficiar, juntas, mais de 900 crianças e jovens. Com as presenças do ministro da Educação, Camilo Santana, do governador Helder Barbalho, e do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, foi entregue a Creche Bispo Dom José Luís Azcona Hermoso.  

A creche faz parte das obras entregues pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Pacto Nacional para a Retomada de Obras da Educação Básica, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A unidade, construída pela Prefeitura de Portel, é mais um avanço importante na qualidade da educação infantil na região do Marajó.

Foto: Bruno Cruz / Agência Pará

"Fico feliz de estar aqui e ver inaugurar uma obra, entregar uma creche bonita, climatizada, toda equipada, não deixando a desejar a nenhuma creche particular. Quando o Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura estão juntos, quem ganha é a população. E o Pará tem um grande governador. Um governador que está avançando muito na educação. É uma grande liderança, que hoje eu tenho dito que é uma liderança nacional. Tanto estão lá construindo várias parcerias importantes, novas instituições federais, novas escolas, novas creches, retomando obras também estaduais, o Programa de Escola de Tempo Integral e o Programa de Alfabetização. Estamos juntos", destacou o ministro Camilo Santana.

Trabalho em conjunto - O governador Helder Barbalho ressaltou que essa parceria tem o objetivo de proporcionar educação de qualidade aos habitantes do Pará. "A educação infantil, a partir da parceria com o Governo Federal e o Governo Municipal, significa todos trabalhando juntos para promover uma educação de qualidade. Lembrar a importância de olhar pelas nossas crianças do ensino infantil, de 0 a 5 anos. São mais de 300 crianças que estarão tendo a oportunidade de, aqui, receber um bom ensino, e os pais podendo deixar seus filhos em local adequado. Portanto, quero valorizar e festejar este momento. O Governo do Estado, aqui na cidade, em breve também estará entregando a escola estadual totalmente reestruturada", anunciou Helder Barbalho.

Helder Barbalho destacou a importância do trabalho em parceria - Foto: Bruno Cruz / Agência Pará

A unidade da rede municipal atenderá 320 crianças, de 2 a 5 anos, pela manhã e à tarde, e dispõe de salas climatizadas, brinquedoteca e sala multifuncional. O nome da creche é uma homenagem a Dom José Luís Azcona Hermoso , que morreu em novembro de 2024. O religioso, durante décadas, atuou no Marajó contra o tráfico humano e abuso sexual de crianças e adolescentes.

O secretário Rossieli Soares enfatizou a importância da parceria com o Governo Federal. "O Governo do Estado tem trabalhado junto com o Governo Federal para que a gente possa entregar muitas obras, tanto estaduais quanto federais. Nós temos o Programa Creche por todo o Pará, que vai entregar também as creches aqui, em todos os municípios. E ter os equipamentos federais também sendo entregues é uma parceria muito importante", disse o titular da Seduc, enfatizando que a educação na primeira infância deve estar "em primeiro lugar".

Eloísa, mãe da aluna Maria: segurança e qualidade - Foto: Bruno Cruz / Agência Pará

Qualidade - Eloísa Palmeira, mãe de Maria, 3 anos, disse que a nova unidade de educação é um local seguro, confortável e de qualidade para deixar sua filha com tranquilidade. “Para ela, estar numa escola tem que ter um espaço adequado, para ter uma educação boa. Então, fico muito feliz, como mãe, em saber que a minha filha vai estudar numa escola que tem todos esses recursos”, afirmou.

“É um momento que foi muito aguardado. Não somente a equipe, mas as famílias que vão ser atendidas. As crianças que fazem parte do bairro, da comunidade. Nós termos um espaço como esse, totalmente preparado, mais amplo. É um sonho para qualquer equipe de trabalho, e também para as crianças que serão atendidas, que estarão em pleno desenvolvimento, e com espaços para brincadeiras, espaços mais adequados para momentos de leitura, para os eventos da escola. É tudo mais amplo, mais preparado, mais equipado. Para a gente, é um momento de gratidão e de boas expectativas para o aprendizado”, destacou a coordenadora pedagógica da creche, Gisele França.

Investimentos na qualidade do ensino infantil - Foto: Bruno Cruz / Agência Pará

Esporte e lazer - Também foi entregue a quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Dilma dos Santos Carvalho, com 980,40 metros quadrados, além de vestiário, para atender a 600 alunos com atividades esportivas e recreativas.

“A infraestrutura é importante para ter uma boa aula, para atrair o nosso aluno com as tecnologias. A gente precisa ter um espaço mais aconchegante, voltado para a criança, a educação infantil, que é a base da educação. Com certeza, a primeira infância é primordial, por isso que a gente tem investido no espaço físico, tanto na cidade quanto no interior. Acredito que com a parceria do Governo do Estado, do Governo Federal, a gente vai avançar muito na educação do município”, ressaltou o prefeito de Portel, Paulo Ferreira.

Foto: Bruno Cruz / Agência Pará

Rede de ensino estadual - O Governo do Estado mantém o Programa Creches por todo o Pará, iniciativa inédita, que visa beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social, que precisam de um espaço seguro para deixar seus filhos quando retornam ao mercado de trabalho.

Mais de R$ 400 milhões são investidos na construção de 150 creches em todos os municípios, para atender crianças de 0 a 5 anos. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas. Cada uma das unidades tem capacidade para atender 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária à educação infantil.

O Estado já entregou creches do Programa em Belém, Ananindeua, Benevides, Oriximiná, Redenção, Cumaru do Norte e Almeirim, e atualmente investe na construção de mais 90 unidades, incluindo a de Portel, que em breve será entregue à população, dentro do padrão de qualidade da rede educacional pública de ensino do governo estadual.


MAIS FOTOS