Governo do Pará entrega unidade do Creches por Todo o Pará em Almeirim
-f6332.jpg)
Ainda durante o evento, o governador do Estado assinou ordem de serviço para a reconstrução de uma escola estadual e a construção de uma nova escola mista no município
Investir na educação é uma prioridade para o Governo do Pará que, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), reforçou seu compromisso com a entrega de mais uma unidade do programa Creches por Todo o Pará. A nova Creche Professora Maria Herundina Valente Amorim, no município de Almeirim, na Região de Integração Baixo Amazonas, beneficiará até 200 crianças de 0 a 5 anos com educação em tempo integral.
"Estamos entregando essa creche, nova, para trazer educação de qualidade do ensino infantil para as nossas crianças. E eu estou muito feliz de poder estar aqui com vocês, entregando com a Hana, nossa vice-governadora e próxima governadora do Pará. Ela que coordena esse programa como mãe, como gestora, competente, eficiente. É mais uma entrega sobre a coordenação da Hana que estamos fazendo, agora é aqui na cidade de Almeirim. Cuidem dessa creche, foi feita com muito carinho, com muito amor, com o sentimento de que essa creche representa a educação com as crianças, mas essa creche também tem outra importância: quando pai e a mãe forem buscar o emprego, buscar a renda familiar, ele pode deixar o filho a filha em um local de qualidade protegido", disse Helder Barbalho, governador do Pará.
A nova unidade do Creches por Todo o Pará tem altíssimo padrão, contando inclusive com dois blocos. São 10 salas de aula, 1 sala multiuso, 4 banheiros masculino e feminino, 3 banheiros para Pessoas com Deficiência (PcD), ala administrativa, lactário, berçário, lavanderia, cozinha, pátio, playground, redário, horta, entre diversos outros espaços para garantir maior desenvolvimento pedagógico, conforto e educação de qualidade para as crianças.
A vice-governadora Hana Ghassan, à frente do programa Creches por Todo o Pará, destacou a importância da iniciativa e comemorou mais esta entrega.
"É uma alegria muito grande estar aqui hoje em Almeirim, fazendo a entrega dessa creche, que é um investimento da primeira infância, é um investimento nas famílias. Nós sabemos que muitas mulheres querem ter a oportunidade de ir para o mercado de trabalho, e muitas vezes não conseguem porque não tem onde deixar seus filhos. Agora, vocês têm um lugar onde as nossas crianças vão ser cuidadas, com profissionais especializados em investir desde a primeira infância até o futuro das nossas crianças", destacou.
Presentes para conhecer a nova creche - a única que atende crianças a partir de 0 anos no município - Filho Soares e Leudiane Lima, pais do pequeno Hageu Soares de apenas 1 ano e 9 meses, receberam com grande alegria e entusiasmo o novo equipamento educacional. “Eu penso que dá para unir duas coisas aí, a atenção com a criança, porque eu sei que não é somente um lugar para deixar a criança, na verdade, vai seguir também para o crescimento educacional. Além disso, tem o fator econômico, porque como pai, se tiver a ajuda da mãe trabalhando também, é um reforço muito grande, até porque ele vai crescer, vai precisar também de mais apoio na frente. Ter os dois trabalhando ajuda muito, e a creche veio para ajudar nesse sentido as famílias”, ressalta Filho Soares.
"No momento que cheguei aqui, eu gostei muito, eu vi alegria do Hageu pelo ambiente, realmente muito agradável. Fico muito com ele em casa, mas é preciso ele ter esse momento na Creche para o desenvolvimento dele com as outras crianças, vai ser ótimo, eu creio que ele vai crescer muito no conhecimento, interagindo com as outras crianças. Está muito bem feita e agora eu vou ter também um pouco de liberdade de resolver outras situações sem deixar meu filho na casa de um e de outro. Aqui é uma creche que é um lugar seguro onde ele vai ter muitas atividades boas. Vai ser ótimo, excelente", explicou a mãe, Leudiane.
Só em 2025, em três meses, já foram entregues pelo Estado seis escolas completamente reconstruídas, nos municípios de Bragança, Belém, Anapu, Cachoeira do Arari e Brejo Grande do Araguaia; e duas escolas totalmente novas em Brasil Novo e Breu Branco, além de mais duas unidades do Programa Creches Por Todo o Pará, uma em Redenção e uma em Cumaru do Norte. Um investimento superior a R$50 milhões.
"Hoje é um dia de muita felicidade para toda a comunidade de Almeirim. Investir na primeira infância é ter a certeza de um futuro melhor para as nossas crianças, além do apoio fundamental para as famílias que tanto precisam de apoio para se inserirem no mercado de trabalho. Essa já é a 7ª creche entregue em parceria com os municípios paraenses e temos cerca de outras 90 em construção nesse momento por todo o estado. Seguimos avançando por uma educação pública, de qualidade e dialoga com a realidade das nossas crianças, estudantes, profissionais da educação e de toda a comunidade escolar", ressaltou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
Sobre o Creches Por Todo o Pará - Programa educacional inédito, vai beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social, que precisam retornar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões são investidos na construção de 150 creches em todo o estado, para atender crianças de 0 a 5 anos. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas. Cada uma das unidades tem capacidade para atender 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil.
Já foram entregues creches em Belém, Ananindeua, Benevides, Oriximiná, Redenção, Cumaru do Norte e, agora, no município de Almeirim.
Mais investimento na educação pública de Almeirim - Garantir infraestrutura de alta qualidade nas escolas por todo o Pará é o objetivo do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ao assinar a Ordem de Serviço, durante o evento, para a execução das obras de reconstrução da Escola Estadual de Tempo Integral Professor José Agostinho Guerra e da construção de uma nova Escola Estadual mista em parceria com a prefeitura de Almeirim.
A Escola Estadual de Ensino Integral Professor José Agostinho Guerra está localizada no distrito de Monte Dourado, em Almeirim, e atende a cerca de 270 estudantes nas modalidades de Ensino Médio em tempo integral e Educação Para Jovens e Adultos (EJA).
Maria da Conceição do Nascimento é diretora na Escola Estadual de Ensino Integral José Agostinho e diz aguardar com grande expectativa o início da reconstrução da unidade escolar.
"É com grande alegria e expectativa que estamos aqui para falar sobre um projeto que vai mudar a história da nossa escola, a reconstrução da nossa instituição, a Escola Estadual José Agostinho Guerra. Esse é um momento muito especial para todos nós e estamos ansiosos para começar essa nova jornada. A reconstrução da nossa escola vai trazer uma nova era de oportunidade para os nossos alunos. Com infraestrutura moderna e adequada, vamos poder oferecer uma educação de qualidade ainda melhor. E isso vai permitir que os nossos alunos sejam mais competitivos e preparados para o mercado de trabalho e para a vida. Além disso, a reconstrução da nossa escola vai permitir que a gente melhore as condições de ensino e aprendizado com espaços mais seguros e acolhedores para os nossos alunos, fundamental para o desenvolvimento e bem-estar dos nossos jovens, mas a reconstrução da escola não é apenas sobre a estrutura física, é também sobre a oportunidade de criar um ambiente mais colaborativo e inovador, onde os professores, alunos e funcionários possam trabalhar juntos para alcançar os nossos objetivos", constatou.
Já a nova Escola Estadual mista vai contar com 8 salas de aulas para oferecer ensino fundamental em parceria com a rede municipal de Almeirim e ensino médio com educação técnica profissionalizante, levando mais oportunidades e desenvolvimento para os estudantes do município.
No município, o Governo do Estado, por meio da Seduc, já executa as obras de reconstrução da Escola Estadual Frei Constâncio.
Urbanismo - Ainda durante o evento, o chefe do executivo estadual participou da assinatura a ordem de serviço para a execução dos serviços de urbanismo da Praça Centenário. Esse é um convênio, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com a prefeitura, que vai transformar a vida da população.
A reconstrução de espaços vai promover a interação social e a prática de atividades físicas que são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Há 20 anos trabalhando como vendedor na praça, Aldair da Conceição, falou na importância da revitalização para o comércio local. “Uma boa opção dá uma reforma na praça. Há muitos anos que não gente para a essa praça. Precisamos de uma praça reformada, para vir mais gente tomar sorvete”.
O governador ainda assinou o Termo de Cooperação Técnica entre o Estado e a Prefeitura de Almeirim para suporte técnico com ação, elaboração e revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico nos eixos de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. A concepção e revisão do plano será feita por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional (Secir).
MAIS FOTOS

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
-56f51.jpg)
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
-001dc.jpg)
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
-0714c.jpg)
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
-e1c5c.jpg)
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc
-7310d.jpg)
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc