Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Ideflor-Bio promove plantio de 20 mudas de espécies frutíferas e florestais em escola estadual

04/04/2025 10h43 - Autor: Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO) 32 visualizações
Foto: Ideflor-Bio promove plantio de 20 mudas de espécies frutíferas e florestais em escola estadual
Foto: Divulgação

Ação sensibiliza alunos da Escola Estadual José Valente, em Belém, para a necessidade de preservar a natureza, e assim ajudar a perpetuar espécies nativas da Amazônia

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF), promoveu nesta quinta-feira (3) o plantio de 20 mudas de espécies frutíferas e florestais na Escola Estadual José Valente, no bairro da Cabanagem, em Belém.

A iniciativa faz parte do Projeto Regenerar, desenvolvido nas áreas de influência do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), e contou com a participação de alunos da escola, que aprenderam mais sobre as espécies plantadas, dentre elas ipê-rosa, ingá, açaí, cumaru, andiroba e maranhoto -  algumas, como a andiroba, espécies nativas da Amazônia.

Com a iniciativa do Ideflor-Bio, crianças e adolescentes aprendem a valorizar o cuidado com a natureza - Foto: Divulgação

“O plantio de mudas na Escola Estadual José Valente é uma iniciativa que vai além da arborização do espaço escolar. É uma semente de conscientização que plantamos no coração dos alunos. A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos comprometidos com a preservação da biodiversidade amazônica. Através do Projeto Regenerar, seguimos fortalecendo esse compromisso e incentivando o respeito à natureza nas novas gerações”, ressaltou o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto.

SensibilizaçãoDe acordo com a engenheira agrônoma e gerente de Produção e Apoio aos Arranjos Produtivos Florestais, Laura Dias, a ação alerta para a importância da conservação ambiental. “Essas ações que desenvolvemos nas escolas sensibilizam os alunos sobre a arborização das escolas. Além disso, ajudam na formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões ambientais”, destacou.

Foto: Divulgação

Laura Dias também ressaltou que outras ações de plantio devem ser realizadas nos próximos dias nas Usinas da Paz dos bairros do Jurunas, Guamá, Terra Firme e Bengui, em Belém. O Projeto Regenerar tem como objetivo fortalecer e promover ações de educação ambiental para os alunos da rede pública, como a conscientização sobre a importância da biodiversidade e o incentivo ao cuidado com o meio ambiente.


MAIS FOTOS