Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Fadep inicia os processos de licitação para obras de reforma e ampliação das escolas em 2025

10/01/2025 16h54 - Autor: Ericka Pinto (FADEP) 190 visualizações
Foto: Fadep inicia os processos de licitação para obras de reforma e ampliação das escolas em 2025
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Ainda neste mês de janeiro estão previstos os lançamentos de mais sete editais de licitação destinados à construção, reforma e ampliação de escolas, além de quadras escolares e poliesportivas

Nesta sexta-feira, 10, Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep) deu um passo importante para melhorar a infraestrutura educacional no Pará com o lançamento do primeiro edital de licitação para reforma, ampliação e modernização da Escola Estadual Edgar Pinheiro Porto, em Belém. Publicado no Diário Oficial do Estado, o projeto inclui soluções sustentáveis, como sistemas de energia solar e reaproveitamento de água da chuva, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

Este é um dos projetos que serão executados pela Fundação, atendendo as demandas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na melhoria da infraestrutura física das escolas. Conforme o presidente da Fadep, Arnaldo Dopazo, o apoio da Instituição visa dar agilidade aos processos e ao cumprimento das metas do Governo do Estado na execução de obras das escolas.

"A Fundação pretende apoiar a Secretaria de Educação com maior celeridade no fortalecimento das unidades escolares, especialmente por meio de melhorias na infraestrutura da rede física. Esse apoio visa proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais da educação e aprimorar a experiência dos alunos", afirmou Dopazo.

Ainda neste mês de janeiro estão previstos os lançamentos de mais sete editais de licitação destinados à construção, reforma e ampliação de escolas, além de quadras escolares e poliesportivas. Dentre as obras elencadas estão a reforma e ampliação das Escolas Estaduais Francisco de Paula Pinheiro, em Bragança, e Salomão Mufarrej, em Belém, além da construção de duas escolas indígenas no município de Bom Jesus do Tocantins, na Região de Integração de Carajás, bem como a da quadra poliesportiva da Escola Salesiana do Trabalho, em Belém.

Orçada em R$7.737.485,46, a obra da Escola Edgar Pinheiro Porto faz parte do Termo de Execução Descentralizada (TED), assinado em outubro de 2024 entre a Seduc e a Fadep para a execução de até 200 obras. Os recursos financeiros são de fontes da União a título de precatório judicial de complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e/ou do tesouro estadual.

"A obra de reforma da Escola Edgar Pinheiro Porto é um marco significativo para nós, pois é a primeira obra licitada pela Fadep. A equipe da Diretoria de Obras (DIO) tem se dedicado com muito empenho para garantir a contratação e o início efetivo dos trabalhos, sempre para entregar a escola à comunidade escolar o mais rápido possível. Além disso, temos incorporado medidas sustentáveis em todos os nossos projetos, reforçando nosso compromisso com o meio ambiente. Todo esse esforço é realizado em parceria com a equipe da Diretoria de Planejamento de Obras da Secretaria Adjunta de Infraestrutura da Seduc, fortalecendo nossa atuação conjunta e os resultados alcançados", destacou a diretora de Obras da Fadep, Danusa Mayara de Souza.

Expectativa - Estão matriculados na Escola Edgar Pinheiro Porto 213 alunos, destes, 92 são ribeirinhos que moram nas ilhas (como Combu e Ilha Grande) e atravessam todos os dias a Baía do Guajará. A unidade escolar se torna uma das mais procuradas devido a sua localização. Por estar próxima ao porto de Belém, os alunos não precisam pegar ônibus. 

Em 2023, em função das condições físicas da unidade de ensino, os alunos passaram a assistir às aulas na Escola Estadual Monsenhor Azevedo, na avenida Alcindo Cacela. Além de salas cedidas, foi necessária a adaptação de outros espaços para receber a demanda de estudantes na unidade da Monsenhor. 

Conforme a dirigente da Regional de Ensino da Seduc (DRE Belém-03), Etienne de Andrade Silva, há muita expectativa da comunidade escolar na reconstrução da escola. “Ao saber que hoje foi publicada a portaria de licitação para execução da reforma da Escola Edgar Pinheiro Porto, ficamos muito felizes e ansiosos para receber o novo prédio que será construído. A expectativa de receber novamente nossos alunos em seu prédio próprio traz uma grande motivação a toda comunidade escolar e um sentimento de gratidão à Secretaria de Educação pela reforma de nossa escola. Temos certeza que receberemos nossa escola pronta para continuarmos oferecendo uma educação de qualidade e com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos nossos alunos de forma integral”, afirmou.