Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc orienta participantes do Encceja 2024 sobre certificação da prova

08/01/2025 08h52 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 2877 visualizações
Foto: Seduc orienta participantes do Encceja 2024 sobre certificação da prova
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

O Exame é uma oportunidade para quem busca a certificação do Ensino Fundamental e Médio, além de possibilitar a retomada da trajetória escolar

Para orientar os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 sobre a certificação da prova, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e Correção de Fluxo, informa que, a partir do próximo dia 15 (quarta-feira), os resultados estarão disponíveis no site da Secretaria.

As provas do Encceja 2024 foram aplicadas no mês de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal. Os resultados individuais foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 23 de dezembro.

A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Ana Cláudia Neves, informou que os dados do Exame são primeiramente encaminhados para separação. “Ao receber o banco de dados geral, a Seduc/Ceja encaminha para o setor responsável parametrizar, ou seja, separar os dados da Seduc dos dados do IFPA (Instituto Federal), que são as unidades certificadoras. Sendo assim, a partir do dia 15 de janeiro o banco de dados do Pará/Seduc/Encceja estará com os resultados disponibilizados no site”, assegurou.

Ainda segundo a coordenadora, o Exame “é uma oportunidade para quem não conseguiu concluir os estudos em idade própria e busca a certificação do Ensino Fundamental e Médio, e a gente enfatiza a importância do Encceja como mais um passo dado para a construção de uma educação de qualidade".

Trajetória Realizado pelo Inep desde 2002, o Encceja é uma oportunidade para quem busca a certificação do Ensino Fundamental e Médio, além de possibilitar a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

As secretarias de Educação e os Institutos Federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. O Exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja ainda serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.