Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Governo do Pará avança com reconstrução de escola de tempo integral em Marabá

03/01/2025 11h45 - Autor: Emilly Coelho (CRG) 904 visualizações
Foto: Governo do Pará avança com reconstrução de escola de tempo integral em Marabá
Foto: Erik Ranieri / Ag. Pará

Quando concluída, a Escola Estadual Dr. Gaspar Vianna vai atender mais de 500 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio no sudeste paraense

Mais de 500 estudantes da Escola Estadual Dr. Gaspar Vianna, na Folha 16, em Marabá, Região de Integração de Carajás, serão beneficiados com a reconstrução da unidade escolar. Atualmente, a obra está na fase de levantamento de blocos e cobertura do telhado, iniciando o telhamento, o próximo passo são os acabamentos. O equipamento público se encontra com 60% dos serviços gerais executados.

A reconstrução da escola prevê sete blocos novos, divididos em doze salas de aula, refeitório, quadra coberta com arquibancada, três laboratórios, mini- teatro, salas de artes, vestiários masculino e feminino e ainda espaço de descanso para os alunos. O investimento totaliza R$ 6.134.000.000.

Foto: Erik Ranieri / Ag. Pará

A Escola Gaspar Viana foi construída em 1984 e passou por duas reformas – uma em 1996 e outra em 2008. Embora o prédio esteja em reconstrução, os estudantes não estão desassistidos. O Governo do Pará alugou um prédio para que as aulas não fossem interrompidas.

“A escola conta com cerca de 500 alunos e funciona como escola de tempo integral. Os alunos entram às 07h30 e saem às 16h30, e fazem três refeições diárias na própria escola. Assim, para melhor atender nossos alunos, toda comunidade aguarda ansiosa pela entrega da nova escola. A expectativa é grande, pois a entrega do novo prédio possibilita melhor avanço na aprendizagem de nossos alunos”, comenta o diretor da instituição, Valdecy Meirelles. 

 Foto: Erik Ranieri / Ag. Pará

EmpregosA reconstrução da Gaspar Viana gera 15 empregos diretos. O pedreiro Ivanildo Oliveira dos Santos faz parte do quadro de funcionários que ajudam na reconstrução da escola, e antes de ingressar no serviço estava desempregado e trabalhando apenas de diárias, sem renda fixa. 

“Para mim é muito significante porque para encontrar uma vaga de emprego está muito difícil. Estou bem agradecido de trabalhar aqui. É uma obra de escola que vai beneficiar tantos alunos que precisam estudar, e assim vamos concluir a obra”, conta ele. 

Foto: Erik Ranieri / Ag. Pará

O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, acompanha de perto o andamento da reconstrução do colégio. “A obra da escola Gaspar Viana faz parte do compromisso do nosso Governo. Depois de pronta, a nova escola ampliará o acesso de jovens e adultos ao Ensino Médio, proporcionando melhoria na qualidade de ensino. Ademais, a escola é de suma importância para a região, sendo referência”, explica o secretário.


MAIS FOTOS