Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc potencializa estrutura organizacional com novas secretárias adjuntas de Finanças e Logística

02/01/2025 14h04 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 3783 visualizações
Foto: Seduc potencializa estrutura organizacional com novas secretárias adjuntas de Finanças e Logística
Seduc potencializa estrutura organizacional com novas secretárias adjuntas de Finanças e Logística

O ano de 2025 começa com nomeações importantes para a continuidade do avanço na educação pública paraense com Stephanie Carvalho, que assume a Secretaria Adjunta de Planejamento e Finanças (SAPF), e Sandra Kassumi na Secretaria Adjunta de Logística (SAL)

Para fortalecer a qualidade do ensino ofertado na rede estadual, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) trabalha políticas públicas através de projetos, ações, setores e colaboradores qualificados para que a educação paraense avance cada vez mais. Por isso, o ano de 2025 começa com nomeações importantes para a continuidade do trabalho: a bacharel em Direito, Stephanie Carvalho, assume a Secretaria Adjunta de Planejamento e Finanças (SAPF); e a bacharel em Ciências Contábeis, Sandra Kassumi, assume a Secretaria Adjunta de Logística (SAL).

Natural de Minas Gerais, Stephanie Carvalho é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e possui cursos de especialização em Governança, Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance. Foi Assistente de Auditoria Seccional da Fundação Ezequiel Dias, núcleo de auditoria vinculado à Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais, com foco em análises e realização de procedimentos de auditoria. Stephanie prestou assessoramento na instrução de processos específicos de tomada de contas da Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais. Foi coordenadora geral na Subsecretaria de Inovação e Logística em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, área responsável pelo Planejamento, Gestão, Finanças e Recursos Humanos, bem como acompanhamento da Judicialização da SES/MG.

Stephanie Carvalho, secretária adjunta de Planejamento e Finanças (SAPF)

Além disso, ela foi assessora de Gabinete na Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, com foco em demandas de órgão de controle externo, normativos e articulando com a Procuradoria Geral do Estado. Participou de reformulações normativas no setor da Saúde e da Educação, especialmente, em diversos estados. Desde 2023, atua como assessora no Gabinete da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) coordenando a elaboração e implementação de atos normativos, programas e projetos, demandas de órgão de controle externo, bem como articulação com a Procuradoria Geral do Estado, Casa Civil, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça, dentre outros órgãos da Administração Pública direta e indireta.

A frente da Secretaria Adjunta de Logística (SAL) da Seduc está Sandra Kassumi. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (Unama) e pós graduada em Contabilidade, Gestão Tributária e Auditoria pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Kassumi atuou como consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apoiando os processos de contratação, elaborando documentação técnica (termos de referência, pareceres e planilhas orçamentárias). Também desempenhou o trabalho de consultora por produtos e serviços para o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Sandra Kassumi, secretária adjunta de Logística (SAL)

Na Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) Sandra Kassumi atuou, de 2019 a 2022, como assessora da Diretoria de Recursos Técnicos e Imobiliários (DRTI) onde foi responsável por assessorar, coordenar e gerenciar equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros e auxiliares administrativos no desenvolvimento de projetos e execução de obras de infraestrutura da rede estadual, organização; elaboração e controle de planilhas de contratos e convênios, prestações de contas, abertura e tramitação dos processos; elaboração logística para visita técnica das escolas estaduais; além de ser gerente dos projetos prioritários do Governo do Estado, alimentando a execução física e financeira de cada unidade em obra e acompanhamento nas reuniões ministeriais do Poder Público referente às obras. Em 2024, Kassumi esteve à frente da Diretoria de Alimentação e Transporte Escolar (DAT) e atuou como secretária interina da Secretaria Adjunta de Logística (SAL) da Seduc.