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Em 2024, Fadep fortalece infraestrutura física das escolas da rede pública estadual

27/12/2024 18h09 - Autor: Ericka Pinto (FADEP) 238 visualizações
Foto: Em 2024, Fadep fortalece infraestrutura física das escolas da rede pública estadual
Escola Ulysses Guimarães, uma das unidades de ensino reestruturadas pelo governo do Estado

Além de viabilizar obras que garantem comodidade, segurança e acessibilidade, a Fundação investe em sustentabilidade, com aproveitamento de energia limpa e da água da chuva

A Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep) encerra 2024 com avanços importantes na área da educação, que vão garantir melhorias na infraestrutura das escolas estaduais. O Termo de Execução Descentralizada (TED), firmado com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), permitirá a efetivação de até 200 obras nas unidades da rede estadual de ensino, entre outras medidas.

As ações da Fadep também incluem o mapeamento situacional do fornecimento de água potável nas escolas e a organização das obras em repactuação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC).

O presidente da Fadep, Arnaldo Dopazo, ressalta que o órgão desempenha um papel crucial no fortalecimento da infraestrutura física das unidades escolares vinculadas à Seduc, e que por meio de suas ações a Fadep colabora para garantir que as escolas sejam ambientes adequados à aprendizagem, com instalações que ofereçam conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores e demais integrantes da comunidade escolar. 

“Essa parceria é fundamental para a manutenção, ampliação e modernização da rede física das escolas, viabilizando reformas, construções e melhorias estruturais. Além disso, a atuação da Fadep possibilita a execução de projetos que atendem às demandas específicas de cada unidade escolar, alinhando-se às diretrizes pedagógicas e às necessidades da comunidade. Com o apoio da Fundação, a Seduc consegue otimizar recursos, ampliar a capacidade de atendimento e oferecer um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos estudantes, refletindo diretamente na qualidade do ensino e na equidade educacional”, afirma Arnaldo Dopazo.

Projetos sustentáveis - Os projetos de obras escolares, elaborados pela Fundação, têm como base ações sustentáveis, incluindo uso de sistemas fotovoltaicos para geração de energia e reaproveitamento da água da chuva. Os estudos também incluem a viabilidade técnica e econômica de materiais que são utilizados nas construções, como o piso das novas quadras escolares.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Pietro Gerosa, em Ananindeua (na Região Metropolitana de Belém), é uma das unidades que receberam quadra escolar construída com materiais que garantem maior segurança e conforto, como o Piso Flexível Esportivo Portátil Externo. O material possui tecnologia antiderrapante, com elevada absorção de impacto, protegendo as articulações de lesões. Também dispensa o uso de manta de borracha, que resulta em odores desagradáveis e apodrecimento, necessitando de substituição periódica, o que garante grande redução de custos a longo prazo com a manutenção.

Parceria - Em 2024, a Diretoria de Obras (DIO) da Fadep atuou em conjunto com a Secretaria Adjunta de Infraestrutura (SAI) da Seduc acompanhando e vistoriando obras em escolas e creches, em vários municípios.

A Fundação também está à frente da organização dos processos de repactuação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, garantindo que obras de escolas e quadras escolares elencadas pela Seduc sejam concluídas com o aporte de recursos. Quanto ao uso responsável de recursos federais, a equipe da DIO viabilizou o envio da documentação das obras previstas pelo Novo PAC.

Outra ação da Fadep foi intermediar as tratativas das obras de reforma de escolas indígenas no Pará, subsidiando o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), com informações referentes a projetos de construção que atendam ao modo de vida das comunidades e toda a logística necessária ao atendimento da demanda em cada localidade. 

Quadras construídas com novas tecnologias, oferecendo maior segurança aos alunos

A diretora de Obras, Danusa Mayara de Souza, explica que a Fundação tem reafirmado seu compromisso com o desenvolvimento da educação, por meio de ações estratégicas e inovadoras.

“Atuamos na vistoria de obras a serem inauguradas, no gerenciamento de documentações relacionadas à Repactuação e ao Novo PAC do FNDE, e na intermediação de projetos para a retomada das obras de escolas indígenas em parceria com o UNOPS. Também elaboramos projetos para construção de quadras escolares utilizando pisos de alto desempenho e durabilidade, realizamos estudos sobre o fornecimento de água nas escolas e implementamos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável em todos os nossos projetos de reforma e ampliação das unidades escolares, além de sistemas fotovoltaicos e de reaproveitamento de águas da chuva. Em parceria com a SAI, estamos verificando a contratação de empresas especializadas para a execução de obras com metodologias construtivas inovadoras, como o uso de steel deck e construções modulares, que reduzem a geração de resíduos e permitem maior agilidade na entrega, em comparação às construções convencionais”, informa a diretora.

Obras para 2025 - Para a execução das obras no próximo ano, a Seduc e a Fadep assinaram, em outubro de 2024, um Termo de Execução Descentralizada (TED), que prevê o repasse de R$ 600 milhões, provenientes de recursos da União, a título de precatório judicial de complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e/ou do Tesouro estadual. O investimento atenderá à elaboração de estudos, projetos e/ou execução de reforma, adequação, ampliação e restauro das unidades escolares da rede pública estadual de ensino. 

“Nós temos a meta de fazer 600 obras nos próximos anos. A gente já fez mais de 150; faltam cerca de 450 obras. Esse termo assinado com a Fadep é um dos mais importantes, porque nos daria a capacidade de fazer praticamente metade do que falta em obras das metas estabelecidas com o governador Helder Barbalho. É por isso que essa estratégia é tão importante para a educação”, ressalta o titular da Seduc, Rossieli Soares.

Água nas escolas - Ainda no segundo semestre de 2024, a Fadep iniciou estudos sobre o fornecimento de água nas escolas da rede estadual, em atendimento à recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) à Seduc. Das 1.100 escolas da rede, foram coletados até o momento dados de 626 unidades. Destas, 489 possuem atendimento suficiente de água, correspondente a 78,12%, enquanto 21,88% não têm fornecimento suficiente. 

Com base no mapeamento, a Fundação apresentará ao TCE a conclusão do estudo e soluções para o atendimento de cada demanda existente. As informações coletadas pela Fadep atenderão ao projeto nacional “Sede de Aprender”, que visa compartilhar tecnologias e informações para solucionar dificuldades de acesso à água potável nas unidades de ensino do País.

Bora Estudar - As ações da Fundação também estendem-se ao Programa “Bora Estudar”, do Governo do Pará, executado por meio da Seduc. O Programa que incentiva a educação é coordenado pela Diretoria de Projetos Educacionais da Fadep, e conta com uma equipe de apoio da Fundação no planejamento, desenvolvimento das ações e efetivação das entregas das premiações à comunidade escolar.