Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estudantes estaduais de Mosqueiro são campeões em Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

18/12/2024 11h36 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 439 visualizações
Foto: Estudantes estaduais de Mosqueiro são campeões em Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

Equipe campeã tem dois estudantes e um professor da Escola Estadual Honorato Filgueiras, os vencedores da categoria 'Nível 4'

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Honorato Filgueiras, na Ilha de Mosqueiro, em Belém, foram campeões na 64ª Jornada Brasileira de Foguetes, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, que ocorreu na última semana, faz parte da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. 

“Neste ano de 2024, nós conseguimos ampliar o Clube de Astronomia da escola com mais ou menos 30 alunos. Todos eles estão desenvolvendo projetos na área de Astronomia e Astronáutica. E nesse ano nós tivemos a descoberta de 8 asteroides no projeto Cassa-Asteróide do MCTI com a NASA. Agora participamos do projeto Jornada de Foguetes em Barra do Piraí. Trabalhamos muito, com dedicação, o preparo, a persistência, a responsabilidade dos nossos alunos e da nossa instituição em apoiar e incentivar as atividades foram e são de suma importância. E agora estamos colhendo fruto de três anos de trabalho e nós podemos perceber que é possível nós fazermos educação em ciência dentro da escola pública”, afirmou o professor de Química, Hélio Nascimento, que também faz parte de grupos de pesquisa de diversas áreas na unidade escolar, inclusive de astronomia.

Foto: Divulgação

Desde 2021, a Escola Estadual Honorato Filgueiras possui um clube de astronomia chamado “Céu do Norte”, onde desempenham e desenvolvem trabalhos voltados ao tema. No clube, os estudantes recebem formação de plataformas e lançamentos de foguetes e construção de foguetes dos níveis 3 e 4. “Desde então, nós viemos treinando, participando, produzindo e testando todos os artefatos produzidos na escola. No ano de 2023 participamos da caçada do MCTI, que nós chamamos de Projeto Cidadão Caça-Asteróide, uma parceria do MCT com a NASA, onde nós descobrimos um asteroide chamado LUI-0001. No mesmo ano conseguimos o vice-campeonato na Jornada Brasileira de Foguetes, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, o que nos fez acreditar que é possível”, explicou o professor Hélio.

A equipe campeã, composta pelos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, Samuel Carlos Soares e Miguel Baia Monteiro, além do professor Hélio Nascimento, participou na categoria de nível 4, onde o combustível do foguete é feito com vinagre e bicarbonato, criando uma reação que gera pressão dentro do foguete e faz com que o objeto seja lançado por uma plataforma feita de PVC e metal. 

Para o estudante Samuel Carlos Soares, a conquista é muito importante e ressalta que a dedicação e empenho valeram a pena. “A nossa escola participou da Jornada de Foguetes no ano passado e de lá pra cá nós aprendemos muitas coisas. Nós aprendemos a trabalhar mais em equipe, a ouvir o que o outro tem a dizer, além do que a gente também aprende um pouco da Ciência na prática, não só a Matemática, mas Física também. A gente consegue utilizar os conhecimentos que nós adquirimos nas aulas de Química e Física na prática, construindo foguetes. Este ano a nossa equipe foi mais preparada. Conseguimos o título de campeões da jornada, melhorar nossa performance e trabalho e é claro que isso resultou no maior alcance do foguete, a gente conseguiu sair do ano passado de aproximadamente 174 metros para 243”, disse.

Ainda de acordo com o estudante, o projeto despertou seu interesse pela Física e o ajudou a escolher uma carreira. “O  título de vice-campeão que conquistamos ano passado nos motivou a querer melhorar mais ainda. Esse projeto que o professor Hélio trouxe à escola mudou a minha vida, me fez perceber que eu tenho muito amor à Física e que eu quero seguir nessa área. Acho muito importante ter esse tipo de projeto na escola porque os alunos se conhecem, compartilham experiências e vão descobrindo áreas que têm vontade de trabalhar, onde eles têm interesse de desenvolver o seu conhecimento”, contou Samuel.

Foto: Divulgação

O estudante Miguel Baia Monteiro destacou o papel fundamental da Escola Estadual Honorato Filgueiras para a conquista. “A escola deu total apoio para que a gente desenvolvesse esse projeto magnífico, então eu agradeço muito a escola por ter proporcionado esse apoio e incentivo a nossa equipe. O nosso propósito era ser campeão, trazer o título de primeiro lugar para o Pará que é muito importante e a gente veio com essa missão e, como eu eu sempre digo: missão dada é missão cumprida, então a gente conseguiu ser campeão, estamos muito felizes e orgulhos e isso é o mais importante”, comentou.

Orgulhoso e muito feliz, Miguel aproveitou para agradecer ao professor. “Quero agradecer também ao professor Hélio por ter acreditado no nosso trabalho e por sempre estar nos motivando. Ele é um professor excepcional e, desde o dia que eu cheguei na escola, sempre esteve disposto a me ajudar e sempre esteve à frente desses projetos incríveis”, destacou o estudante.

MOBFOGA - A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma realização da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo do evento é mostrar que é possível aprender ciência de modo lúdico e divertido.


MAIS FOTOS