Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Governo entrega em Cachoeira do Arari a 157ª estadual totalmente reconstruída

10/12/2024 16h26 - Autor: Ericka Pinto (FADEP) 2703 visualizações
Foto: Governo entrega em Cachoeira do Arari a 157ª estadual totalmente reconstruída
Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Com novos espaços e climatizada, a Escola Estadual Umarizal agora tem condições de oferecer ensino de qualidade às turmas de Ensino Médio (Tempo Integral) e Educação de Jovens e Adultos

Totalmente reconstruída, a Escola Estadual Umarizal, no município de Cachoeira do Arari, na Região de Integração Marajó, é mais uma unidade de ensino da rede pública estadual entregue pelo Governo do Pará à população. O governador Helder Barbalho, ao entregar a escola nesta terça-feira (10), reafirmou o compromisso do Governo com a qualidade da educação, dentro das políticas públicas implementadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Com mais esta escola concluída, por meio de um investimento total de R$ 1.946.324,8, o Estado chega a 157 unidades escolares entregues desde o início da atual gestão estadual, em 2019.

“Aqui, em Cachoeira do Arari, recebemos o desafio de fazer uma escola de qualidade para o distrito do Umarizal. E hoje, poder entregar a escola de número 157, representa a responsabilidade com a educação, a prioridade com o ensino. E onde tiver um morador, uma comunidade, nós chegaremos com ensino de qualidade, com ensino de tempo integral, para que essas crianças e jovens possam ter formação e, através da educação, uma vida de muita prosperidade”, afirmou Helder Barbalho.

Governador Helder Barbalho em uma das salas da nova escola no Marajó - Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Nova estrutura - A Escola Estadual Umarizal conta agora com cinco salas de aula, depósito de merenda, cozinha, área de recreio coberta, sala de informática, sala de arquivo, diretoria e vice-diretoria, banheiros femininos e masculinos, banheiro para pessoa com deficiência (PcD), refeitório, almoxarifado e secretaria.

Para o diretor da unidade, Giovanni Alamar, a nova estrutura representa um avanço para a qualidade do ensino. “Hoje, nós temos uma estrutura bem melhor, bem melhor mesmo do que aquilo que nós tínhamos. Por isso, eu posso dizer que houve avanço, e avanço significativo no campo educacional aqui em nossa comunidade escolar. A cozinha, os alunos receberam de uma forma, que eu posso dizer, esplendorosa. Nós temos freezer, temos geladeira, dá pra armazenar os alimentos. Eles estão muito felizes, como todos nós, com essa conquista, que é nossa, graças a Deus! A comunidade escolar merece”, afirmou o gestor.

Incentivo - A nova estrutura física da Escola Umarizal visa atender às demandas educacionais contemporâneas, oferecendo as condições ideais para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. A professora de Matemática Heloneida Leite Ledo afirmou que a reconstrução da escola e o ensino de tempo integral trouxeram mais incentivo ao aprendizado dos alunos.

“Passamos a maior parte do tempo aqui na escola, e eu me sinto muito realizada aqui por essa oportunidade que a escola nos oferece. A gente procura dar o nosso melhor para os nossos alunos, e ao conversar com alguns deles a gente percebe o sentimento de gratidão e o esforço que eles têm. Ter um espaço novo é um incentivo a mais para estudar”, disse a professora.

Atualmente, a Escola Umarizal atende a 159 estudantes, entre as turmas de Ensino Médio (Tempo Integral) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período da noite.

A nova cozinha da unidade de ensino de tempo integral - Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Novo momento - Aluna do 3º ano, Letícia de Assunção Alcântara, 17 anos, contou que a trajetória na escola não foi fácil, mas que agora comemora a mudança. “Durante muitos anos a escola ficou abandonada; mais de 10 anos. Estudamos no salão paroquial da Igreja católica durante muito tempo. Depois, a gente passou a estudar na escola do município, que a Prefeitura cedeu, porque ficamos sem prédio para estudar. No início foi bem difícil. A gente precisou se adaptar. Mas agora foi uma experiência maravilhosa, porque teve os outros componentes curriculares e a gente pôde se entrosar com as outras turmas. Essa é a finalidade da escola em tempo integral. Agora, eu tô concluindo o Ensino Médio, e estou me sentindo muito feliz e realizada por termos a nossa escola”, declarou.

Lucas Andrade de Lima, 17 anos, aluno do 2º ano, também ressaltou a importância da reconstrução da unidade. “É uma grande satisfação estar aqui nessa escola. Ela é climatizada, tem um espaço bem legal pra gente poder descansar, ter uma aula bem legal. Os professores são ótimos, sempre respeitosos, bem competentes. Eu moro aqui há cinco anos apenas. Logo no início, eu não tinha conhecimento de como era a escola. Aqui era só mata. E agora é uma grande satisfação ver a escola reinaugurada, bonita. É a minha segunda casa. Eu entro a partir das 7h30 e saio às 16h30. E é um horário ótimo, porque eu posso conviver com meus colegas e professores e ter ótimas aulas”, disse o estudante.


MAIS FOTOS