Projeto de escola estadual promove protagonismo e sustentabilidade com oficina
Alunos da Escola Estadual Aldebaro Klautau, em Belém, aprenderam a produção de sabonetes artesanais com ervas medicinais da Amazônia
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aldebaro Klautau, no bairro da Marambaia, em Belém, participaram de uma oficina de produção de sabonetes artesanais com ervas medicinais da região amazônica. A programação, realizada na segunda-feira (9), faz parte do projeto “Bora empreender: cultura, sustentabilidade e protagonismo juvenil” que estimula a consciência ambiental e incentiva práticas sustentáveis na comunidade escolar.
“Nosso objetivo com essas oficinas é trazer vivências científicas para a escola, despertar a conscientização ambiental e o empreendedorismo verde em nossos estudantes”, afirmou a professora Patrícia Silva, que juntamente com a professora Luciana Couto, coordenam o projeto de Educação Ambiental.
A estudante Yasmim dos Santos, da 3ª série do Ensino Médio, o projeto “Bora empreender: cultura, sustentabilidade e protagonismo juvenil” foi uma experiência muito boa e que uniu diversos componentes curriculares.
“O projeto despertou o interesse pela pesquisa. Com isso, passamos a entender a importância dos estudos sobre as ervas medicinais e isso nos deu a grande possibilidade de empreender. Junto a isso, na oficina a gente adquiriu conhecimentos sobre Biologia, Química, Física, juntamente com a Educação Ambiental. Isso nos deu ideias e valorizou a cultura e a biodiversidade da região amazônica”, disse.
Além da produção de sabonetes, os estudantes ainda produziram papel reciclado com sementes para embalar os produtos sustentáveis. “Nós reciclamos um papel que poderia ter sido jogado fora, como ocorre hoje em dia em muitos ambientes, mas hoje a minha escola conseguiu achar um jeito de como reutilizar esse papel que iria para o lixo e com esse papel reciclável e reutilizável nós vamos embalar os sabonetes artesanais, além de que ele poder ser plantado e gerar uma nova vida, uma planta”, contou o estudante da 3ª série do Ensino Médio, Salomão Conceição.
Para a estudante Kaila Eduarda, também da 3ª série do Ensino Médio, o projeto vai além da sala de aula. “O projeto é muito importante porque faz com que possamos nos desenvolver tanto na área escolar, acadêmica, quanto na área profissional porque faz com que a gente tenha experiência em juntar a ciência com a natureza e assim ajudar o meio ambiente e até mesmo nós por meio de reutilização e uso de ervas medicinais que a natureza nos proporciona”, comentou.