Hemopa e escola estadual promovem campanha de doação de sangue em Belém
A iniciativa, realizada há oito anos na unidade de ensino, integra o Projeto Doador do Futuro, que busca sensibilizar jovens sobre a importância de salvar vidas
A Escola Estadual Temístocles de Araújo, localizada no bairro da Marambaia, em Belém, recebeu nesta terça-feira (3) mais uma edição da campanha de doação de sangue promovida pela Fundação Hemopa, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A ação faz parte do Projeto Doador do Futuro, que busca sensibilizar jovens sobre a importância da doação de sangue como um ato solidário e essencial para salvar vidas.
A assistente social Camila Medina, da Gerência de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, destacou o papel fundamental da parceria com a escola e o engajamento da comunidade local. “Mais uma vez, estamos trazendo essa campanha, essa parceria importantíssima da Fundação Hemopa com a comunidade dessa escola, onde estamos tendo um engajamento muito importante dos servidores, professores e alunos. Prova disso é a presença dos pais, que estão aqui doando sangue com a gente. Essa Escola já é parceira do Hemopa há pelo menos oito anos. E, a cada campanha, vemos mais adesão e participação. Isso nos deixa muito felizes pela importância e pelo tamanho da mobilização em prol da doação de sangue”, informou Camila Medina.
O professor responsável pela campanha na unidade de ensino, Washington Azevedo, destacou o alinhamento da iniciativa com o projeto escolar “Ações Humanas”, que promove atividades de conscientização e engajamento social. “Eu trabalho aqui há 20 anos, e essa parceria com o Hemopa já faz parte de nossa rotina. No Projeto Doador do Futuro buscamos conscientizar os alunos, mesmo aqueles que ainda não têm idade para doar, sobre a relevância da doação de sangue e da solidariedade. É muito gratificante ver nossos alunos aprendendo e entendendo que doar sangue salva vidas”, ressaltou.
Parceria consolidada - A Escola Temístocles de Araújo já colabora com o Hemopa há oito anos, mobilizando professores, alunos e familiares em campanhas de doação de sangue. Segundo o diretor da instituição, Jeedir Gomes, a iniciativa foi incorporada ao calendário escolar como uma atividade anual. “A campanha de doação de sangue é uma das ações sociais mais importantes que realizamos, porque aborda um tema que não tem substituição: o sangue humano. Além de ser um ato de solidariedade, a doação tem benefícios tanto para quem doa, quanto para quem recebe. Estamos muito orgulhosos dessa parceria com o Hemopa, que só cresce a cada ano”, acrescentou Jeedir Gomes.
A campanha também foi uma oportunidade para que estudantes participassem pela primeira vez como doadores. Kauany Silva, aluna do ensino integral, contou que “hoje foi a minha primeira vez doando sangue, e estou muito feliz por poder ajudar a salvar vidas de crianças e adultos. Minha Escola foi a grande motivadora disso, com uma campanha incrível que nos mobilizou durante as aulas. Eu conversei com minha mãe, que me deu autorização e veio comigo, o que me deixou ainda mais segura para doar. É uma experiência única e muito emocionante. Espero poder repetir essa ação no futuro, e continuar fazendo a diferença”, afirmou a estudante.
A campanha contou com uma sala especialmente preparada pela equipe do Hemopa para realizar as coletas, com macas, materiais de triagem e atendimento técnico. Também foram realizadas palestras e distribuições de materiais educativos sobre a doação de sangue, reforçando o papel do "Doador do Futuro" em formar uma geração mais consciente e solidária.
Serviço: A Fundação Hemopa atende doadores de sangue em sua sede, localizada na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, no bairro de Batista Campos, em Belém. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.
Para agendar uma campanha externa de doação basta entrar em contato com a equipe da Fundação Hemopa pelo telefone (91) 3110-6500 ou pelo e-mail captacao@hemopa.pa.gov.br. A instituição oferece todo o suporte necessário, incluindo palestras educativas, unidades móveis de coleta e equipe especializada para realizar as doações com segurança.