Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Conheça estudantes paraenses da CYC: Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima

13/11/2024 10h55 - Autor: Elizângela Soares (Ascom Seduc) 4145 visualizações
Foto: Conheça estudantes paraenses da CYC: Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima
Conheça estudantes paraenses da CYC: Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima

O encontro acontece de 17 a 21 de março de 2025, em Belém, e promove o intercâmbio e o interesse dos jovens nas questões ambientais

Divulgados os 144 estudantes embaixadores representando todos os municípios paraenses, 144 chaperones (acompanhantes); e 128 estudantes dos projetos ambientais com 64 professores orientadores para a 1st International Child & Youth Conference on Education and Climate Change (1ª), com o tema "Reflorestando Mentes". O encontro acontece de 17 a 21 de março de 2025, em Belém. A relação com os nomes foi divulgada nesta quarta-feira, 13, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), executora do projeto inovador do Governo do Pará.

A 1ª Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima - CYC é uma iniciativa que promove o intercâmbio e o interesse dos jovens nas questões ambientais. Os projetos e ações dialogadas, no âmbito da sustentabilidade e clima, durante a CYC vão ser levados para a COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), que ocorrerá em novembro de 2025, na capital paraense. A expectativa é de que mais de 2000 participantes e cerca de 200 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas) estejam na capital paraense para a CYC para contribuir no cenário internacional dos debates do clima.

Clique aqui e veja a relação de estudantes selecionados para a 1ª Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima - CYC, com o tema reflorestando mentes.

Os estudantes da rede pública estadual, com idade entre 12 e 18 anos, submeteram seus projetos inovadores para a conferência infantojuvenil, conectando realidades locais às questões globais de mudança do clima. Foram analisados pelas Diretorias Regionais de Ensino 671 projetos, desse total 64 foram selecionados e sendo dois estudantes por projeto, onde foi garantindo o processo democrático e inclusivo de participação. A Seduc manteve a diversidade e selecionou 12 projetos de diferentes povos indígenas e comunidades quilombolas da Amazônia paraense, que possam contribuir na manutenção climática. Dos 12, seis desses projetos foram realizados com estudantes indígenas e os outros seis por estudantes quilombolas.

"Esse momento que a gente finaliza agora, da divulgação dos resultados, é uma etapa de reconhecimento do próximo trabalho sendo desenvolvido nas escolas, alinhados a temática ambiental como um ponto central das discussões e principalmente trazendo soluções para os seus problemas dentro do seu contexto, dentro do seu território. Os projetos selecionados para etapa internacional da CYC trazem contextos e realidade diferentes de todas as regiões do Estado. Agora a gente parte para uma próxima etapa, a preparação da participação desses jovens para a etapa internacional, que vai ser em março de 2025. A participação na etapa preparatória, trará um know-how para esses estudantes, a intenção é que eles venham ainda mais preparados, fundamentados nos debates que irão nortear esse evento e, lógico, antecipo que esses debates também estarão muito próximos com o temas que também que será abordado na COP30", explicou o professor Mauro Tavares, coordenador pedagógico da Educação Ambiental na Seduc.

Clique e veja quais são os projetos e escolas que estarão na CYC.

Próximas etapas - As etapas nacional e internacional vão ser realizadas por "Manifestação de Interesse", um mecanismo de participação que permite à sociedade civil mostrar interesse público em estar no evento. No Brasil os 26 estados mais o Distrito Federal serão convidados via Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e os estados vão indicar seus representantes. Para a participação de estudantes de outros países o convite será por meio do Ministério das Relações Exteriores. A partir da manifestação de interesse do país ocorre envio de documentos e finaliza com a confirmação da participação do estudante estrangeiro. Por meio do site: cyc.seduc.pa.gov.br serão divulgadas todas as informações do evento e concretizada a adesão dos participantes nacionais e estrangeiros.