Seduc conclui ‘Formação de Lideranças’ e qualifica profissionais da educação estadual para ampliar estratégias de ensino
Para formar lideranças educacionais e avançar na qualidade do ensino público paraense, a Seduc qualificou profissionais da educação estadual durante oito meses
A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), concluiu nos dias 7, 8 e 9 de novembro a “Formação de Lideranças: DREs em ação”, que reuniu dirigentes regionais de ensino, coordenadores pedagógicos e administrativos das DREs ao longo de oito meses para formar lideranças educacionais e avançar na qualidade do ensino na educação paraense. Ao todo, 120 profissionais da educação concluíram a formação e receberam certificados.
Por meio de aulas síncronas e presenciais, realizadas mensalmente, a “Formação de Lideranças: DREs em ação” deu continuidade ao fortalecimento da gestão e integração para a garantia do direito à aprendizagem, qualificando o trabalho que vem sendo feito. Como afirma o secretário Adjunto de Educação Básica (SAEB) da Seduc, Júlio Meireles. “Os desafios são imensos, sabemos que ainda há muito o que fazer, mas se nós tivermos líderes mais qualificados e inspirados, a formação que finalizamos contribui para uma nova geração que acredita no crescimento da educação paraense”, frisou.
A Secretaria Adjunta de Educação Básica (SAEB), através da Diretoria de Gestão Educacional (DIGE), esteve a frente de todo o processo formativo, mediando a evolução e conclusão do curso de líderes que culminou com a formatura e certificação dos 120 líderes participantes.
O coordenador administrativo da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Abaetetuba, na Região de Integração do Tocantins, Durval Leal, evidenciou que “a condução dos trabalhos durante o curso foi cheio de conhecimento e estratégias de compartilhamento, mostrando a cada um de nós o efeito positivo do planejando e organização”, comentou.
Para Cláudia Ferreira, diretora de Gestão Educacional, a formação proporcionou competências que certamente serão diferenciais para fortalecer a educação da rede pública estadual paraense. “Posso dizer que cada desafio, cada atividade e cada reflexão contribuíram de maneira única para o nosso aprendizado, ampliaram nossa visão e nos prepararam para lidar com as situações mais diversas que poderemos enfrentar no futuro, as competências adquiridas certamente serão diferenciais em nossa trajetória impactando positivamente na educação pública do nosso estado”, afirmou.