Estudantes participam de Sarau em homenagem ao cantor Djavan
Os estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Antônia Paes da Silva, situada no bairro da Cremação, em Belém, participaram na última sexta-feira (8) do primeiro Sarau Literário "Vamos Djavanear?”. Poesia, poema, literatura, música e dança fizeram parte da programação que reuniu 250 pessoas entre estudantes, do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e toda a comunidade escolar.
O objetivo do Sarau foi expor os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, ao longo do semestre, para poderem ampliar seu repertório linguístico e o seu contato com obras de literaturas diversas. Desta forma, os estudantes são incentivados ao resgate da cultura, da leitura de poesias, das músicas e das apresentações em danças.
Nosso Sarau Literário veio para promover a interação muito mais forte entre os estudantes e agregar valor a cultura negra artista em especial falando de uma ilustre artista brasileiro, Djavan. Contemplado em vários aspectos artísticos.
O que facilitou o aprendizado dos estudantes de uma forma dinâmica, prazerosa e colaborativa. Durante o semestre letivo trabalhamos os aspectos relacionados à consciência negra artística e escolhemos como ponto focal a vida e a arte de Djavan. No dia 08, foi nosso grande momento de celebrar, os alunos do 9° ano se apresentaram e os demais foram convidados a compor a plateia desse grande dia para nossa escola”, disse Karla Cristina Cardoso, diretora da unidade.
As músicas e composições do cantor e compositor de MPB Djavan serviram de inspiração para os estudantes. Entre as atividades, os alunos trabalharam a dança, poesia, música e a dramatização, bem como a linguagem em Libras, uma vez que a escola é inclusiva.
“No evento, atuei como apresentador e o que achei de importante foi a inclusão que a escola teve em suas apresentações, como por exemplo a apresentação do coral de libras com a música ‘Meu bem querer’, isso mostra a valorização dos nossos artistas brasileiros, além de aprendermos a dançar, cantar, declamar, apresentar, e a se expressar com as músicas de Djavan, também nos interessamos em estudar a vida do homenageado, desde a sua infância até os dias atuais. O nosso Sarau foi realizado no mês da consciência negra e não teria sentido algum escolhermos um artista que não estivesse relacionado com o tema, o homenageado é o grande exemplo que a sua cor não define seus limites, todos nós podemos e somos capazes”, conta Danylo Wellington, estudante do 9° ano.
Antes das apresentações, os estudantes foram orientados em sala de aula pelos professores de linguagens quanto às possibilidades de uso do texto literário em outras expressões artísticas. O trabalho foi da coordenação de Linguagens, da Professora Kelly Pimenta, e de Português, Amanda Pinho e Andrea Katia.