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Rede de ensino estadual do Pará tem 100% de concluintes do Ensino Médio inscritos no Enem

04/11/2024 14h39 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 410 visualizações
Foto: Rede de ensino estadual do Pará tem 100% de concluintes do Ensino Médio inscritos no Enem
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Diversos programas do governo do Estado incentivam os estudantes a melhorar o desempenho em sala de aula e almejar uma vaga no ensino superior

O Estado do Pará alcançou 100% de estudantes concluintes do Ensino Médio inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no domingo (03), a rede estadual de ensino registrou 75.738 inscrições de estudantes da rede pública. Em todo o Estado foram confirmadas 247.752 inscrições.

O percentual que embasa as análises divulgadas em coletiva de imprensa é amparado no Censo Escolar 2023. O Pará figura entre os poucos estados a contar com 100% dos estudantes concluintes inscritos na edição deste ano, se destacando na região Norte.

Apoio psicológico na escola e o carinho da família contribuem para o bom desempenho no Exame Nacional - Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

"O Enem é uma das principais formas de ingressar no ensino superior, esse que é o projeto de vida de diversos estudantes paraenses, e do Brasil. Neste ano, tivemos uma adesão recorde às inscrições do Enem, com 100% dos nossos estudantes concluintes da rede estadual inscritos, fruto da mobilização das nossas escolas e de ações-chave, que fizeram a diferença, e estimularam nossos jovens a participarem desta edição, como o 'Bora Estudar'. Tenho certeza de que nossos estudantes se saíram bem neste primeiro dia de prova, e também conquistarão ótimos resultados no próximo domingo. Nós realizamos uma série de ações ao longo do ano. Uma delas foi a ampliação da carga horária para potencializar o aprendizado", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

Mutirões - Para alcançar o marco histórico, a Seduc realizou ações nas Diretorias Regionais de Ensino (DREs), envolvendo 975 escolas estaduais, equipes escolares, estudantes e familiares. Houve mutirões no período de isenção da taxa da prova e de inscrições no prazo correto, além de outras iniciativas que estimularam o interesse dos estudantes pelo Exame Nacional.

Para 2024, a Seduc propôs uma nova matriz curricular para a rede pública estadual, que ampliou a carga horária das disciplinas ofertadas, passando de 1.800 para 2.400 horas. É mais tempo de aprendizagem para os 500 mil estudantes paraenses. Componentes curriculares, como Língua Portuguesa e Matemática, ganharam mais dois tempos de aula, saindo dos anteriores três para cinco tempos. Também foi acrescentado um tempo de aula nos componentes curriculares de Biologia, Química, Física, História e Geografia. De forma inédita, no Brasil e no mundo, a Matriz Curricular oferta, inclusive, o novo componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, obrigatório para todas as etapas de ensino.

A Secretaria garantiu durante todo o ano aulas preparatórias em Redação e Matemática, nas Usinas da Paz. Foram 2.924 estudantes beneficiados com aulas gratuitas, simulados, exercícios e material didático. Por meio das Diretorias Regionais de Ensino, vários estudantes também participaram de aulas nos finais de semana, trabalhando conteúdo, habilidades e competências do Exame Nacional.

Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Aulas digitais - Outro método que os estudantes puderam contar foi com os conteúdos educativos produzidos e transmitidos pela Seduc, por meio do Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep), na TV aberta, canal 7.2. São aulas ao vivo de todas as áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza), além de Podcasts para fixação de conteúdos.

A questão emocional também foi importante durante o período que antecede a prova. Uma equipe de psicólogos atendeu estudantes das unidades estaduais de ensino, com palestras e dinâmicas que enfatizaram habilidades para gestão de tempo e gerenciamento de ansiedade e expectativas. 

Para Yago dos Santos, estudante do 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Jornalista Romulo Maiorana, “ter uma palestra com psicólogo foi essencial, e me ajudou muito durante a prova, porque nos momentos finais acabei ficando nervoso, por conta do gabarito. Faltavam 30 minutos e minha mão começou a tremer. Mas com as dicas que tive desse profissional na escola, consegui me acalmar, através da respiração. Ele nos orientou que, quando estivéssemos tensos, era bom ir ao banheiro, se alongar, jogar um pouco de água no rosto e respirar. Esses exercícios me ajudaram muito”, contou Yago, que pretende cursar Psicologia. 

'Bora Estudar' - Outro estimulo que potencializa a dedicação dos estudantes é o Programa "Bora Estudar". Criado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o "Bora Estudar" é o maior programa de reconhecimento de desempenho escolar para estudantes da rede estadual, ao oferecer ao melhor estudante de cada turma o valor de R$ 10 mil, em cheque do programa habitacional "Sua Casa", que pode ser utilizado na aquisição de materiais de construção para reforma e ampliação das residências dos alunos, em uma parceria da Seduc e Companhia de Habitação (Cohab).

Além de reconhecer o melhor estudante de cada turma, o Programa reconhece os estudantes concluintes que obtiverem nota a partir de 900 pontos na redação do Enem, também com cheque de R$ 10 mil em crédito habitacional. Isso demonstra o compromisso do Governo do Pará em valorizar a educação e incentivar os estudantes a continuarem se esforçando, contribuindo também para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Cerca de 16,5 mil estudantes já receberam o benefício, referente ao ano de 2023, um investimento de R$ 165.000.000,00.

Enem 2024 - A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio continua no próximo domingo (10), em cerca de 10 mil locais pelo Brasil, distribuídos por 1.753 municípios.

O Enem é a principal prova de admissão à educação superior no País, sendo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.