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Alunos de escola estadual no Pará usam tecnologia, energia eólica e Inteligência Artificial em horta automatizada

31/10/2024 10h01 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 119 visualizações
Foto: Alunos de escola estadual no Pará usam tecnologia, energia eólica e Inteligência Artificial em horta automatizada
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O projeto desenvolvido na Escola de Tempo Integral Celso Rodrigues, em Santo Antônio do Tauá, fortalece o ensino público no enfrentamento à crise climática

Com uma denominação bem paraense, plenamente conectada ao atual contexto do planeta, o Projeto “Te arreda, crise climática”, desenvolvido por estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Celso Rodrigues, no município de Santo Antônio do Tauá, nordeste paraense, integra energia eólica a uma horta, em formato de mandala, automatizada pela plataforma arduino e inteligência artificial (IA), destinada a gerar energia limpa, produzir alimentos orgânicos e gerar informações personalizadas sobre nutrição.

Educação ambiental e a busca de soluções sustentáveis vêm sendo debatidas constantemente nas escolas da rede pública estadual de ensino, a fim de enfrentar a crise climática e promover sustentabilidade.

A iniciativa utilizou a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Na prática, os quatro estudantes envolvidos no projeto construíram uma turbina eólica utilizando materiais reciclados, sucata eletrônica e a horta mandala automatizada, demonstrando o potencial da tecnologia e criatividade na resolução de problemas ambientais. A IA, integrada ao sistema, oferece informações sobre o crescimento de plantas e orientações sobre nutrição, promovendo educação alimentar e consumo consciente.

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Protagonismo climático - De acordo com o professor orientador do projeto, Fábio Jorge, a iniciativa busca inspirar e ressaltar a importância do protagonismo juvenil na defesa ambiental do planeta. “Estamos extremamente orgulhosos do trabalho da nossa equipe. O Projeto 'Te arreda, crise climática' representa a dedicação e criatividade dos nossos estudantes. Ações como essas fortalecem o protagonismo juvenil na luta contra a crise climática. Queremos tornar a nossa escola um modelo de sustentabilidade”, afirma o educador.

O estudante Daniel Figueiredo, do 2° ano do Ensino Médio, garante que sua “experiência foi muito boa. Aa gente trabalhou muito nesse projeto. A ideia começou desde 2023 com o projeto de irrigação, e basicamente foi dado através do projeto da horta mandala. Cada um já estava ocupado com uma parte do projeto, e foi muito bom participar, aprender sobre isso. Eu espero que esse projeto cresça, e que no futuro outras escolas possam aplicar também, para que consigam desenvolver a sustentabilidade”.

Inovação e premiação - Na última sexta-feira (25), a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Santa Izabel do Pará (município da Região Metropolitana de Belém) realizou a 1ª Feira Inovadora, Sustentável e Interdisciplinar (FISI), com o objetivo de estimular a criatividade, o pensamento científico e a inovação em projetos sobre educação ambiental.

A iniciativa contemplou escolas públicas dos municípios que integram a DRE Santa Izabel do Pará: Santo Antônio do Tauá, Colares, São Caetano de Odivelas, Vigia de Nazaré, Bujaru, Concórdia do Pará e Tomé-Açu. O Projeto “Te arreda, crise climática”, que chamou a atenção dos participantes da Feira, foi o grande vencedor da competição.

Segundo o professor Fábio Jorge, “a participação nesta 1ª FISI é um marco importante, que permitirá que os estudantes compartilhem suas ideias e inspirem outros jovens a se tornarem agentes de mudança. Este resultado demonstra um passo importante no estímulo à prática científica nas escolas, promovendo a interdisciplinaridade e a busca por soluções inovadoras para os desafios ambientais da região e do planeta".

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A premiação reflete o compromisso da DRE Santa Izabel em incentivar e valorizar a inovação e o protagonismo estudantil na busca por soluções sustentáveis. Além do reconhecimento e do troféu, os estudantes e o professor foram premiados com tablets.

Evento internacional - O “Te arreda, crise climática” é um dos projetos inscritos na 1st International Child & Youth Conference on Education and Climate Change (1ª Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima - CYC), com o tema “Reflorestando Mentes”. O evento, informa Fábio Jorge, busca atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A 1ª Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudança do Clima é uma iniciativa inovadora do Governo do Pará, executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para fortalecer o engajamento dos jovens nas questões ambientais e garantir sua participação ativa na COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém.

O evento é alicerçado em um dos objetivos da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Pará, que garante a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação ambiental.

Ao proporcionar um intercâmbio de experiências entre estudantes amazônidas e jovens de diferentes regiões, a CYC pretende estimular a criação de projetos que contribuam para a proteção do planeta. O evento é um marco histórico, que enfatiza a importância da educação ambiental e reafirma o Pará como protagonista nas discussões globais sobre mudanças climáticas.