Escola estadual de tempo integral leva ciência à praça para mostrar projetos de estudantes
Em Inhangapi, a Escola Estadual de Tempo Integral Agostinho Moraes de Oliveira promoveu a 5ª edição da Feira de Ciências, Arte e Cidadania
Muito além de ampliar a permanência do aluno no ambiente escolar, uma escola de tempo integral proporciona uma formação diferenciada, que promove conhecimento e estimula novas habilidades, despertando talentos e preparando o estudante para o futuro. Para mostrar à comunidade os projetos desenvolvidos por seus alunos, a Escola Estadual de Tempo Integral Agostinho Moraes de Oliveira, localizada no município de Inhangapi, na Região de Integração Guamá, nordeste paraense, promoveu na última semana a 5ª edição da Feira de Ciências, Arte e Cidadania, levando projetos à Praça São Vicente Ferrer, área central da zona urbana.
“A Feira é um mecanismo para que o aluno possa mostrar suas habilidades criativas e seu aprendizado na prática, ambos adquiridos pelo trabalho desenvolvido em sala de aula. E, com isso, estimular nossos alunos e alunas a serem protagonistas de suas vidas, conhecendo ou redescobrindo caminhos para que possam somar com a sociedade em um futuro próximo. Além do objetivo educacional, nossa Feira busca a interação entre escola e sociedade. Vários parceiros, de outras escolas e instituições, estiveram presentes, contribuindo com esse momento ímpar do conhecimento em nossa cidade”, disse a professora de Artes, Gysllene Coelho.
Os 14 projetos apresentados durante a Feira envolveram 445 estudantes. Química do chocolate; Ciência na pele; De onde vêm as cores; Empreendedorismo na moda; Jogos educativos adaptados; Matemática lúdica: formas geométricas e suas funcionalidades; Mostra de gêneros textuais; Paisagismo e horta suspensa; Peça teatral; Podcast; Projeto xadrez; Química no cotidiano; Robótica educacional e Tipagem sanguínea foram projetos que chamaram a atenção do público durante a Feira de Ciências, Arte e Cidadania na Praça.
A programação também contou com apresentação de música, experimentos, desfile de roupas customizadas, amostras de produtos amazônicos, como andiroba e copaíba, e ainda os Projetos Por Afinidade (PPAs), que têm a participação dos estudantes na escola.
Sustentabilidade - Para a aluna da 1ª série do Ensino Médio, Estefany Lorrane, a experiência na Feira de Ciências rendeu muito aprendizado. “Esse foi o meu primeiro ano na escola, e também a minha primeira vez na Feira de Ciências. Eu gostei muito da experiência porque tivemos vários projetos e apresentações. Inclusive, o meu projeto, feito junto com meus amigos, foi sobre paisagem e hortas suspensas. A gente aprendeu a plantar, sobre os materiais necessários para fazer a horta e como colocar o adubo certo para cada planta. No decorrer da semana a gente fez a nossa horta. Eu também fiquei na área da reciclagem do lixo, de vidro, de plástico, metal, e pude falar sobre não jogar o lixo no meio ambiente, sobre o que traria para as pessoas”, contou.
O Governo do Pará vem intensificando a expansão da jornada integral. Este ano, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aumentou em 100% o número de vagas em escolas de tempo integral. São 33 novas escolas no modelo de Ensino Integral, e mais de 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil vagas integrais na rede estadual pública de ensino, um investimento que contribui diretamente para avanços e conquistas na educação estadual.