Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Projetos finalistas da CYC serão nacionalmente divulgados em plataforma

24/10/2024 08h43 - Autor: Amanda Oliveira (Ascom Seduc) 588 visualizações
Foto: Projetos finalistas da CYC serão nacionalmente divulgados em plataforma
Foto: Divulgação

O objetivo é impulsionar e dar visibilidade aos projetos que serão apresentados na I Conferência Internacional Infantojuvenil

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) tem trabalhado para incentivar iniciativas de estudantes da rede pública estadual para apresentam soluções para a agenda climática. A novidade para esse comprometimento é a parceria com o Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental, conhecido como “MonitoraEA”, que impulsionará os projetos finalistas da I Conferência Internacional Infantojuvenil sobre Educação e Mudanças do Clima (CYC), assim como os jovens embaixadores e acompanhantes de cada município. 

Foram submetidos à CYC cerca de 700 projetos de estudantes estaduais, com expectativa de divulgação das 64 iniciativas finalistas em novembro, sendo 6 projetos de escolas estaduais indígenas e 6 de territórios quilombolas, garantindo a diversidade na Conferência.

Para impulsionar esses projetos, a plataforma MonitoraEA se propõe a valorizar e dar visibilidade à diversidade dessas iniciativas de escolas estaduais paraenses para o resto do Brasil. 

Cristina Arruda, da Coordenação de Educação Ambiental da Seduc, enfatizou a abrangência dos projetos apresentados na CYC e ressaltou a importância das mobilizações nas escolas e como o MonitoraEA pode contribuir para fortalecer ainda mais essas iniciativas.

"Tem projetos que abrangem o município, projetos somente na escola, fico imaginando a potência que a plataforma MonitoraEA tem para os projetos submetidos na CYC.  A articulação e conexões entre as escolas estaduais do Pará e do Brasil inteiro, e entre o estudante a nível mundial. Quantas contribuições, o quanto é enriquecedor para os professores da rede estadual que estão à frente dos projetos e que se esforçaram com os estudantes. Muitas escolas se mobilizaram, alguns projetos mobilizaram o município inteiro e o quanto a MonitoraEA vai estar contribuindo para alavancar cada vez mais, fortalecer", disse a professora.

Foto: Divulgação

Evandro Albiach, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), esteve na divulgação da plataforma e destacou a importância do trabalho em escala nacional.

"É uma honra estar aqui, falar um pouco mais sobre esse trabalho tão importante em escala nacional e entender um pouco como a gente pode aplicar isso no contexto da educação, e no caso do Pará, a gente tem estratégias para realizar visibilidade, lidar com esse processo de viabilização e de dar visibilidade para iniciativas de educação ambiental em escala nacional", disse Evandro.

CYC - Uma iniciativa inovadora do Governo do Pará, executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a CYC possui a meta de fortalecer o engajamento dos jovens nas questões ambientais e garantir que participem de forma ativa nos diálogos da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém no próximo ano. 

A CYC é alicerçada em um dos objetivos da Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima do Pará, que garante a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Ao proporcionar um intercâmbio de experiências entre estudantes amazônidas e jovens de diferentes regiões, a CYC busca estimular a criação de projetos que contribuam para a proteção do planeta. Sendo um marco histórico, o evento enfatiza a importância da educação ambiental e reafirma o Pará como protagonista nas discussões globais sobre mudanças climáticas.

MonitoraEA - É um sistema brasileiro, concebido, desenvolvido e operado pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea), estruturado em quatro pilares fundamentais: conjuntos de indicadores construídos participativamente; ferramentas tecnológicas de suporte à ação coletiva e articulada; métodos de análise de redes; e Processos formativos.

"A gente considera que a escola é um ator fundamental no território para fazer a educação ambiental, para fazer a política pública de educação ambiental acontecer", disse Henriqueta Andrade, representante Anppea.