Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Em Altamira, Escola promove ação interdisciplinar sobre países de língua inglesa

09/10/2024 08h51 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 468 visualizações
Foto: Em Altamira, Escola promove ação interdisciplinar sobre países de língua inglesa
Foto: Divulgação

Escola Estadual Professora Ducilla Almeida do Nascimento organizou a Feira Cultura ‘Ducilla Global Fest’ com diversas linguagens artísticas

Para proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma experiência interdisciplinar da cultura presente nos países de Língua Inglesa e desenvolver a criatividade, a Escola Estadual Professora Ducilla Almeida do Nascimento, em Altamira, promoveu, na última semana, a Feira Cultura ‘Ducilla Global Fest’. O evento, aberto ao público, reuniu diversas linguagens artísticas.

O evento foi organizado pelos estudantes com intuito de explorar e apresentar aspectos da cultura de países anglófonos ao restante da comunidade escolar. Cada turma ficou com um país específico, onde tiveram a missão de fazer pesquisa do contexto histórico daquele local, envolvendo a culinária, vestimentas, dança, curiosidades, entre outras. 

No primeiro momento, os estudantes apresentaram seu trabalho, nos idiomas português e inglês. Logo em seguida, se deslocaram para a quadra de esportes, onde foram realizadas as apresentações culturais. Para os estudantes, o evento foi igualmente marcante. Bruna Ribeiro, da 2ª série do Ensino Médio, descreveu sua experiência com entusiasmo.

Foto: Divulgação

“A minha turma trabalhou no Reino Unido. Foi uma experiência única e divertida para sabermos como é viver lá e como são suas comidas típicas e suas vestes. Poder se aprofundar mais em sua cultura, sentir-se como se estivéssemos lá foi uma experiência maravilhosa, que vai sim ficar guardada na memória”, garante a estudante. 

Já para Eduarda dos Anjos, também da 2ª série do Ensino Médio, o resultado foi muito satisfatório. “Ficamos responsáveis por apresentar o Canadá e devo dizer que foi uma experiência totalmente surpreendente e inovadora, porque apresentar alguma coisa que agrade toda a comunidade, a escola inteira, parecia inalcançável, mas ficamos satisfeitas com o resultado e de como a nossa turma trabalhou junto e unida nesse trabalho. Foi simplesmente incrível”, afirma a estudante. 

A professora Cleide Oliveira, que leciona Língua Inglesa e tem participação ativa na organização da feira, avalia a importância do evento como uma extensão da sala de aula. “Incrível como nós conseguimos agregar e trazer toda a comunidade para o nosso projeto, para prestigiar. Os nossos alunos aprendem porque o objetivo final é utilizar as coisas que os estudantes gostam de fazer, como música, teatro, dança, se vestir a caráter, fantasias para que eles aprendam. Então, o objetivo final do nosso projeto, além de agregar a comunidade, é fazer com que esses alunos aprendam mais sobre cultura e contexto histórico. E, uma das coisas que fez toda a diferença foi a participação de todo o corpo escolar, empenhados e engajados”, conta a professora. 

Foto: Divulgação

“O projeto teve um grande impacto em toda a comunidade escolar. Eu fiquei muito orgulhosa, muito impactada também ao ver a escola pública fazendo esse evento tão grandioso e maravilhoso na comunidade. Uma iniciativa que realmente deve continuar, porque faz diferença na vida desses alunos”, disse Luzia Bernardes, diretora da unidade. 

O evento, que já faz parte do calendário da escola, teve sua primeira edição em 2023 com um saldo positivo para estudantes e professores, integrando todas as áreas de linguagem, como Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Artes e Educação Física.


MAIS FOTOS