Seduc incentiva a inclusão de pessoas com deficiência em modalidade esportiva
As inscrições devem ser feitas de maneira presencial, na recepção da UsiPaz da Cabanagem. A disponibilidade das vagas vai depender do fluxo das demandas para a atividade
O esporte como ferramenta de inclusão de diferentes grupos de pessoas com deficiência (PCD) é uma realidade dos projetos coordenados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na Usina da Paz. No bairro da Cabanagem, em Belém, o Complexo Esportivo oferece atividade gratuita de natação para PcD (Pessoas com Deficiência).
Atualmente, a modalidade conta com cerca de 20 estudantes, que comprovam que a atividade física é um instrumento para melhoria na qualidade de vida e conquista de autonomia nas ações do cotidiano, além de abrir um importante espaço de socialização.
Os benefícios da prática esportiva para as pessoas com alguma limitação são enormes, de acordo com Brenda Sena, mãe do pequeno Raphael Sena, de 6 anos, diagnosticado com TEA, que pratica natação no espaço. "O meu filho se sente incluído, ele participa, faz amizades, então ele gosta, porque é um lugar que regula mais ele, ele passou a ter menos crises. Então, poder fazer parte dessa ação do Governo, em incluir crianças atípicas, é ótimo e nós, como mães, ficamos super felizes, além de ser em um local carente que precisa desses serviços. E, todas as atividades que acontecem na Usina, procuramos participar", conta Brenda.
Já para a dona Maria Luzia Pinheiro, avó de um dos alunos, conta que as aulas melhoraram o desenvolvimento de seu neto. "A atividade o ajudou a interagir bastante, tanto em casa como fora. Nos dias de aula, ele fica ansioso para ir, pois ele gosta muito. Procuramos esse serviço por orientação do neurologista, já que ele é muito grande para um menino de 14 anos, então, desde quando inaugurou essa Usina, matriculamos logo ele. Os profissionais daqui também são bons, têm paciência como nossos netos e filhos", disse dona Maria Lusia Pinheiro, avó do Renan Pinheiro, de 14 anos.
As aulas de natação adaptada acontecem às terças-feiras e quintas-feiras. Participam da modalidade, sob a orientação do professor de Educação Física, da rede estadual de ensino, Carlos Miguel Nascimento. "Incluir essas crianças e adolescentes dentro do meio líquido é muito importante, porque elas vêm para as aulas e se sentem bem, e com tudo isso, faz com que elas melhorem a ansiedade, a depressão, essa questão do fortalecimento muscular. Então, é uma atividade em que eles se sentem felizes em poder participar, observamos que quando acaba a aula, eles não querem sair daqui. Afinal, eles podem ser o que quiserem, basta a gente incentivar, acreditar e confiar neles", afirma o professor.
Matrículas - As inscrições devem ser feitas de maneira presencial, na recepção da UsiPaz da Cabanagem. A disponibilidade das vagas vai depender do fluxo das demandas para a atividade.