Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Servidores da Seduc e Fadep participam do 11º Encontro Nacional de Obras Públicas

20/09/2024 16h29 - Autor: Ericka Pinto (FADEP) 93 visualizações
Foto: Servidores da Seduc e Fadep participam do 11º Encontro Nacional de Obras Públicas
Foto: Erika Pinto / Divulgação

O evento reuniu, presencial e virtualmente, analistas de gestão governamental de infraestrutura educacional, gerentes, coordenadores e diretores, além de engenheiros, arquitetos e urbanistas

Profissionais do Setor de Obras Públicas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Fundação de Apoio para o Desenvolvimento da Educação Paraense (Fadep) participaram nesta semana do 11º Encontro Nacional de Obras Públicas e Serviços de Engenharia (ENOP), em Brasília (DF).

A programação foi acompanhada em formato híbrido (presencial e remota), com temas relacionados às inovações tecnológicas, práticas sustentáveis, transparência e controle na execução de projetos, além de regulamentações e desafios do setor de infraestrutura. Houve ainda palestras, oficinas e debates, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento contínuo do setor, a partir de discussões e troca de conhecimentos com os palestrantes convidados.

O ENOP deste ano teve a participação de oito servidores da Seduc e Fadep. A equipe é diversificada, formada por analistas de gestão governamental de infraestrutura educacional, gerentes, coordenadores e diretores, profissionais com formação em engenharia civil, engenharia elétrica e arquitetura e urbanismo. A iniciativa da Fundação de oportunizar essa capacitação aos servidores demonstra o compromisso em promover o desenvolvimento profissional e a troca de conhecimentos entre as equipes.

“Em mais uma parceria entre a Seduc e a Fadep, nossos profissionais da área de infraestrutura tiveram a oportunidade de participar de um evento que ofereceu conhecimentos importantes para o Setor de Obras Públicas. Temas relevantes foram abordados e discutidos durante o encontro. Isso certamente contribuirá para o aprimoramento de nossos projetos de construção e reformas das escolas estaduais. A Fadep entende que é fundamental acompanhar as inovações tecnológicas, aplicando-as, inclusive, em projetos de sustentabilidade, que é um dos objetivos da Fundação para as nossas unidades escolares”, informou o presidente da Fundação, Arnaldo Dopazo.

Foto: Erika Pinto / Divulgação

Eficiência - A diretora de Obras da Fadep, Danusa Mayara de Souza, também destacou como importantes os tópicos de sustentabilidade, devido aos projetos de construção, reforma, ampliação e viabilização de água potável nas escolas, e o uso de ferramentas digitais, como o BIM, que garantem maior precisão nas obras.

Ela ressaltou ainda a transparência e a eficiência como essenciais para o setor, por assegurarem que as ações estejam em conformidade com as normas e promovam maior controle e qualidade nos resultados. “Esse evento ofereceu uma oportunidade única para que possamos identificar novas tecnologias, métodos sustentáveis e soluções eficientes, que poderemos aplicar diretamente nos projetos de reforma e ampliação de escolas, além da construção de novas unidades de tempo integral, que são prioridades para nós. Também conseguimos acompanhar as tendências e as regulamentações mais recentes. Isso fortalece tanto a gestão quanto a execução das obras sob responsabilidade da Seduc e da Fadep, resultando em uma maior transparência e otimização de recursos”, disse Danusa Mayara de Souza.

Para a diretora de Planejamento de Obras da Seduc, Melissa Martinez Frederico, “participar do 11º Encontro Nacional de Obras Públicas foi a oportunidade de vivenciar uma experiência extremamente enriquecedora, não apenas para mim, como profissional, mas principalmente para a Secretaria de Educação. Os conteúdos abordados contribuem significativamente para o aprimoramento dos processos de elaboração de projetos, contratação de obras e serviços de engenharia, além da fiscalização de contratos”.

A programação deste ano contou com vários palestrantes, entre eles Benjamin Zymler, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); Marcos Nóbrega, conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCPE); Paulo Reis, engenheiro civil e advogado com quase meio século de atuação na administração pública; Rafael Jardim, auditor federal de Controle Externo; Hamilton Bonatto, procurador do Estado do Paraná, e Elci Pessoa, engenheiro consultor do Niras-IP Institut Consult GmbH, da Alemanha.

Vantagens - O formato híbrido do ENOP permitiu aos participantes o acesso a uma variedade de conteúdos gravados e a possibilidade de rever as aulas. A interatividade das plataformas on-line também facilitou a participação em discussões com profissionais de diferentes regiões, ampliando a rede de contatos.

Entre as vantagens da capacitação on-line apontadas pelos servidores incluem-se a flexibilidade de horários, permitindo que os participantes se ajustem à rotina de trabalho, e a eliminação de deslocamentos, que economiza tempo e recursos, tornando a experiência acessível a um número maior de servidores.


MAIS FOTOS