Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escola estadual de tempo integral encanta público com mostra de sustentabilidade, ciência e robótica em Cametá

17/09/2024 11h54 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 2224 visualizações
Foto: Escola estadual de tempo integral encanta público com mostra de sustentabilidade, ciência e robótica em Cametá
Foto: Divulgação

‘Mostra Pedagógica’ feita ao ar livre atraiu a população cametaense ao apresentar projetos dos clubes de Sustentabilidade, Ciências Através do Cinema, Teatro e Robótica Educacional

Para apresentar à população cametaense os projetos desenvolvidos na Escola Estadual de Tempo Integral Abraão Simão Jatene, no município de Cametá, na Região de Integração do Tocantins, estudantes e professores da unidade promoveram uma “Mostra Pedagógica” das ações realizadas nos clubes de Sustentabilidade, Ciências Através do Cinema, Teatro e Robótica Educacional. A mostra foi feita no último sábado (7) e representantes das turmas da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio fizeram exposições dos projetos durante os desfiles municipais do Dia da Independência.

Foto: Divulgação

Mais de 400 pessoas visitaram os estandes dos projetos e, sob orientação dos professores Gracilene Caldas, Fredson Silva, Renato Alfaia e Andréia Siqueira, 20 estudantes das turmas da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio fizeram as exposições dos projetos. “Esta foi a primeira vez que fizemos uma Mostra Pedagógica ao ar livre e foi muito importante ter essa aproximação entre a Escola Estadual de Tempo Integral e a comunidade cametaense. A população teve a oportunidade de conhecer um pouco dos projetos desenvolvidos pelos estudantes, muitos pais prestigiaram os filhos durante as apresentações e isso teve uma importância ainda maior para aqueles que estavam participando da ação”, contou o professor de geografia, Renato Alfaia.

Ainda de acordo com o docente e responsável pela iniciativa, o momento foi importante para incentivar a comunidade escolar a desenvolver novos projetos com foco na COP da Juventude. “Os estudantes ficaram ainda mais motivados para desenvolver outros projetos visando a COP da Juventude, que ocorrerá em 2025 na capital paraense”, disse.

Foto: Divulgação

Para o estudante da 1ª série do Ensino Médio, Ronald Lacerda, a experiência na Mostra Pedagógica foi interessante e enriquecedora. “Para mim, essa experiência foi muito interessante. Nossos projetos foram muito elogiados pelo simples fato de serem desenvolvidos por nós alunos. A gente via que os visitantes gostavam de ver como ocorre a transformação dos materiais em produtos educacionais envolvendo cultura e tecnologia. Essa experiência foi muito importante, estou muito feliz com o reconhecimento dos visitantes, foi algo muito legal de participar, muitas pessoas gostaram e isso nos inspira a continuar desenvolvendo novos projetos”, contou.