Escola estadual de tempo integral encanta público com mostra de sustentabilidade, ciência e robótica em Cametá
‘Mostra Pedagógica’ feita ao ar livre atraiu a população cametaense ao apresentar projetos dos clubes de Sustentabilidade, Ciências Através do Cinema, Teatro e Robótica Educacional
Para apresentar à população cametaense os projetos desenvolvidos na Escola Estadual de Tempo Integral Abraão Simão Jatene, no município de Cametá, na Região de Integração do Tocantins, estudantes e professores da unidade promoveram uma “Mostra Pedagógica” das ações realizadas nos clubes de Sustentabilidade, Ciências Através do Cinema, Teatro e Robótica Educacional. A mostra foi feita no último sábado (7) e representantes das turmas da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio fizeram exposições dos projetos durante os desfiles municipais do Dia da Independência.
Mais de 400 pessoas visitaram os estandes dos projetos e, sob orientação dos professores Gracilene Caldas, Fredson Silva, Renato Alfaia e Andréia Siqueira, 20 estudantes das turmas da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio fizeram as exposições dos projetos. “Esta foi a primeira vez que fizemos uma Mostra Pedagógica ao ar livre e foi muito importante ter essa aproximação entre a Escola Estadual de Tempo Integral e a comunidade cametaense. A população teve a oportunidade de conhecer um pouco dos projetos desenvolvidos pelos estudantes, muitos pais prestigiaram os filhos durante as apresentações e isso teve uma importância ainda maior para aqueles que estavam participando da ação”, contou o professor de geografia, Renato Alfaia.
Ainda de acordo com o docente e responsável pela iniciativa, o momento foi importante para incentivar a comunidade escolar a desenvolver novos projetos com foco na COP da Juventude. “Os estudantes ficaram ainda mais motivados para desenvolver outros projetos visando a COP da Juventude, que ocorrerá em 2025 na capital paraense”, disse.
Para o estudante da 1ª série do Ensino Médio, Ronald Lacerda, a experiência na Mostra Pedagógica foi interessante e enriquecedora. “Para mim, essa experiência foi muito interessante. Nossos projetos foram muito elogiados pelo simples fato de serem desenvolvidos por nós alunos. A gente via que os visitantes gostavam de ver como ocorre a transformação dos materiais em produtos educacionais envolvendo cultura e tecnologia. Essa experiência foi muito importante, estou muito feliz com o reconhecimento dos visitantes, foi algo muito legal de participar, muitas pessoas gostaram e isso nos inspira a continuar desenvolvendo novos projetos”, contou.