17/09/2024 11h25 - Autor: Amanda Oliveria (Ascom Seduc) 2463 visualizações
Foto: Escolas estaduais da DRE Belém 06 comemoram resultados do Ideb com certificação e apresentação de ações que impulsionaram o ensino
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

O trabalho coletivo entre a DRE, escolas estaduais e Seduc, para avanço da educação, foi destacado na celebração

Representantes de escolas estaduais da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 06 se reuniram, na última semana, no auditório da Escola Estadual Profº Temístocles de Araújo, para uma celebração especial. O encontro marcou a comemoração dos resultados obtidos pelas escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ressaltando também o crescimento histórico do Pará no indicador.

“É com muita satisfação que estou aqui. Eu tenho certeza que o resultado é alcançado por conta dessa grande rede que estamos formando, essa grande vontade que todos nós temos de elevar nossos resultados. É a vontade de ver o Pará onde tinha que estar, porque todos nós aqui trabalhamos arduamente para isso. Esse resultado é fruto do nosso trabalho, da dedicação de quem está dia a dia na escola. Eu fico muito satisfeita com os avanços na alfabetização, ver crianças lendo. É possível fazer com que a escola pública e que nossos estudantes consigam avançar. Eu acredito muito na educação pública e no que a gente pode continuar avançando cada vez mais, dando possibilidades para nossos estudantes, porque esses jovens querem ter oportunidades e é a escola que vai proporcionar para eles”, enfatizou Carla Reis, diretora de Educação infantil e Ensino Fundamental I, responsável por coordenar o programa Alfabetiza Pará.

Carla Reis, Coorndenadora do programa Alfabetiza Pará - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Durante a cerimônia, as escolas estaduais foram homenageadas com certificados e banners que ilustram graficamente o progresso alcançado por cada unidade de ensino. Além das premiações, o evento também serviu como um espaço para apresentar as ações de trabalho desenvolvidas nas escolas da DRE, que alavancaram o ensino-aprendizagem e proporcionaram um bom resultado no Ideb.

A DRE Belém 06 possui 11 escolas estaduais de ensino fundamental anos iniciais, 9 escolas estaduais de ensino fundamental anos finais e 8 escolas estaduais de ensino médio, todas participaram da mobilização focada em melhorar os resultados do Ideb. O engajamento da comunidade escolar, o diagnóstico de aprendizagem e o acompanhamento contínuo das ações foram fundamentais para o resultado obtido, assim como o planejamento estratégico da Seduc em conjunto com as DREs.

As escolas implementaram avaliações preparatórias, reforço escolar, coordenação pedagógica ativa e reuniões sistemáticas, além de atividades voltadas para os estudantes e a mobilização das famílias. Com a busca ativa direcionada aos estudantes com baixa frequência e a aplicação de simulados, 80% das escolas da DRE atingiram as metas estabelecidas pelo estado e três dessas escolas estaduais alcançaram seu primeiro Ideb, um feito inédito na região. Além disso, todas as escolas da DRE atingiram a meta de participação na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), evidenciando o comprometimento coletivo com a educação.

Daniel Vilhena, Dirigente da DRE Belém 7 - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

O dirigente da DRE Belém 06, Daniel Vilhena Farias Filho, destacou que os resultados foram conquistados por meio de muito trabalho, visando melhorar a qualidade da educação oferecida. “O momento agora é de comemoração, agradeço mais uma vez a cada um. Nós estamos trabalhando em prol da educação paraense, esse resultado que o Pará conseguiu foi fruto de muito trabalho, nós temos o maior percentual de crescimento da história”, comentou o dirigente.

Representando as escolas estaduais de ensino fundamental anos iniciais, o diretor da Escola Estadual Cabanagem, Fábio Modesto, parabenizou seus colegas e ressaltou a dedicação dos estudantes, assim como o empenho da rede de trabalho formada pela DRE, escolas e Seduc. A escola onde o diretor atua alcançou a nota de 7,2 no Ideb.

“A educação é bem complexa, não é algo fácil de se alcançar bons resultados, porque tem muitas variáveis, como econômicas, sociais e tudo isso interfere na educação e nos resultados. Então é importante que a gente trabalhe na escola, na DRE e na Seduc também. Ganhamos material, que nos ajudou, veio também os professores de reforço. A gente tem que pensar que todos precisam contribuir, porque se um lado dessa rede não funcionar bem, a gente não vai conseguir melhorar o resultado”, ressaltou o diretor.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Ideb - O Pará obteve um avanço de 1,3 ponto no Índice, entre as edições de 2021 e 2023, consolidando um crescimento histórico na história do Ideb, demonstrando a dedicação do Governo do Pará em oportunizar acesso à educação pública de qualidade. O Pará alcançou a pontuação de 4,3 no Ensino Médio, sendo uma etapa de responsabilidade do Estado, e saiu da 26ª posição para a 6ª colocação no ranking do indicador, se tornando destaque nacional.