Alunos de Santa Bárbara recebem o segundo lote de cheques do Bora Estudar
A programação incluiu a participação de estudantes de cinco escolas do município e uma do distrito de Mosqueiro
Estudantes das escolas estaduais do município de Santa Bárbara, na Região Metropolitana de Belém (RMB), foram os contemplados esta semana com a entrega dos cheques do “Bora Estudar”, programa criado pelo Governo do Pará e executado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A cerimônia de entrega da premiação ocorreu na Feira do Produtor, reunindo alunos, pais, professores, representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE) e autoridades locais. Nesta segunda etapa do Programa, 93 alunos de seis unidades escolares, incluindo uma do distrito de Mosqueiro, receberam o cheque no valor de R$10 mil.
A programação realizada na quarta-feira (4) foi marcada por momentos de muita emoção e animação, motivados por contação de histórias, apresentação musical e depoimentos de professores, pais e alunos. Nesta cerimônia participaram as escolas Colônia Chicana, Genipaúba, Sérgio José Machado, Santa Bárbara, Dr. Pádua Costa e Carananduba (Mosqueiro).
A Diretoria Regional de Educação de Santa Bárbara atende a 12 unidades escolares da educação básica, a qual inclui os Ensinos Fundamental Inicial, Fundamental Final e Médio. No primeiro lote de entrega dos cheques, realizada em maio deste ano no Centro de Convenções do Hangar, foram beneficiados 85 alunos desta DRE. A próxima entrega da premiação será para as escolas do distrito de Mosqueiro.
O benefício concedido aos estudantes que tiveram o melhor desempenho na escola ou obtiveram nota a partir de 900 na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), garante a construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de sua moradia.
“É uma grande emoção, em nome da DRE, poder fazer parte da realização dessa premiação, do esforço, da dedicação, do mérito dos estudantes premiados e de todos que compõem as equipes de trabalho da Seduc, DRE de Santa Bárbara e Escolas. O ‘Bora Estudar” premia o mérito de quem enfrenta dificuldades de toda ordem e estimula a crença de que estudar vale a pena. Cada casa reformada ou construída com esses cheques marca nas famílias o valor da escola e do estudo”, afirmou a coordenadora regional pedagógica, Katiucia Leão de Oliveira.
A diretora da Escola de Ensino Fundamental Santa Bárbara, Helenilda do Socorro Gomes Silva, reforça que o programa estimula o estudante a estar na escola ao valorizar e reconhecer o seu esforço. “É gratificante e significativo para as famílias, para os professores e funcionários também, pois o esforço é diário. São 30 estudantes da nossa escola que têm a felicidade de dizer: - ‘Tia, pelo meu estudo vou construir uma casa de alvenaria para minha mãe”. O sentimento é de felicidade geral”.
Para Hallan Jefferson Teixeira Moraes, aluno do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Genipaúba, mais que um incentivo financeiro, o prêmio faz o estudante acreditar que o estudo é o melhor caminho para garantir um futuro melhor. “Esse prêmio faz a gente ver que estudar pode levar o estudante a conquistar tudo que quiser. É como a música Aquarela do Toquinho, que aprendi na escola. Esse cheque não é o dinheiro. Esse cheque faz a gente se sentir valorizado e motivado para continuar estudando mais e mais. Um reconhecimento do esforço e da nossa dedicação como estudante. Por isso eu agradeço a todos os envolvidos nessa premiação”, disse.