Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Programa Dinheiro na Escola Paraense possibilita transformação em unidade estadual de Capitão Poço

04/09/2024 16h36 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 356 visualizações
Foto: Programa Dinheiro na Escola Paraense possibilita transformação em unidade estadual de Capitão Poço
Foto: Divulgação

Recurso faz parte do compromisso do Governo do Estado de manter os investimentos da educação e de assegurar uma escola moderna

Escolas da rede estadual de ensino no Pará seguem transformando e reestruturando suas unidades graças aos investimentos do Programa Dinheiro Direto na Escola Paraense (Prodep). A Escola Estadual Pe. Vitaliano Maria Vari, no município de Capitão Poço, no nordeste paraense, comemora os serviços realizados com o recurso, que faz parte do compromisso do Governo do Estado de manter os investimentos da educação e de assegurar uma escola moderna. 

A unidade escolar recebeu um total de R$ 464.092,58 referente aos repasses dos anos 2023 e 2024. Entre os inúmeros serviços realizados, um dos mais relevantes, possíveis graças ao programa, foi o reparo na estrutura da escola, como pintura, conserto no telhado da unidade, na quadra poliesportiva, adaptação de uma pia externa para o uso dos alunos, bem como, manutenção na parte elétrica e hidráulica nos ambientes da escola.

Foto: Divulgação

“Eu gostei da parte da pia que foi colocada do lado de fora, serve para a gente se higienizar, lavar a mão antes de qualquer outra coisa. Além disso, os banheiros ficaram ótimos, foram colocadas portas, assentos novos, porque é muito importante para nós alunos termos um ambiente adequado para a gente fazer as nossas necessidades. O espaço se tornou bem mais visto, aconchegante e confortável para nós alunos, como para os professores também”, conta Darlyson Maia, estudante da 3ª série do Ensino Médio. 

Já para Stephane Lima, também estudante da 3ª série do Ensino Médio, o recurso foi bom para dar autonomia à gestão escolar. “O Prodep deu muito mais autonomia para o diretor, em relação a comprar os materiais, fazer as reformas. Agora a gente tem todos os materiais disponíveis na escola. O diretor também sempre está passando nas salas para perguntar, por exemplo, se o ar está funcionando, caso não esteja, na hora ela já solicita o conserto, então tudo está maravilhoso”, disse a estudante.

Foto: Divulgação

Além desses serviços, vários equipamentos e mobiliários foram adquiridos, mas um deles recebeu a atenção especial, a cozinha. Os gestores aproveitaram a oportunidade para investir na compra de itens que vão ajudar no dia a dia da escola, entre freezers, louças, fogão industrial, etc. Bem como materiais esportivos para auxiliar nas atividades desportivas da unidade escolar, reparos na parte elétrica e hidráulica dos ambientes da escola e manutenção nas 52 centrais de ar.  

“Primeiramente agradecer ao Governo por disponibilizar mais essa opção para nós nos organizarmos, estruturarmos e preparar a escola, a fim de tornar-lá um ambiente para que o nosso servidor, o nosso professor tenha um ambiente agradável, e que o aluno se sinta mais acolhido e realizado com tudo que está sendo feito com esse dinheiro na escola. Então, esse recurso só melhorou e ter uma escola de qualidade, para que o ensino também se torne de qualidade. Fico muito feliz mesmo de poder estar nesse momento e poder estar contribuindo neste processo”, disse João Araújo, diretor da unidade.

Foto: Divulgação

Kit de Multimídia - Os estudantes também contam com um completo recurso de multimídia, que vai permitir o uso de uma variedade maior de recursos de imagem e som no aprendizado.

O “Programa Dinheiro na Escola Paraense” confere autonomia para o desenvolvimento de ações necessárias à rotina nas escolas do Estado. Com a iniciativa, a gestão e Conselho Escolar têm maior autonomia e protagonismo para realizar investimentos alinhados às necessidades específicas de cada realidade. Só no primeiro semestre de 2024, a Seduc já repassou mais de R$ 87 milhões para 665 escolas estaduais.


MAIS FOTOS