Núcleo especializado da Seduc acolhe famílias de estudantes da educação especial
No contexto da Educação Inclusiva, a relação família-escola contribui para a melhoria no atendimento e desempenho dos estudantes
A família estabelece uma importante relação com o espaço educacional, uma vez que essa corresponde à primeira instituição social que a criança faz parte. No contexto da Educação Inclusiva, a relação família-escola contribui para uma melhoria no atendimento e desempenho do estudante. Sendo assim, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação Especial (COEES), dispõe do Núcleo Especializado de Atenção à Família (NEAF), espaço que atua na atenção a qualidade de vida familiar dos responsáveis e cuidadores dos estudantes da educação especial.
“A família é muito importante na permanência do estudante na unidade escolar. Quando se trata de estudante com deficiência, é ainda mais importante o acolhimento dessa família na compreensão da deficiência do estudante. Então, o Núcleo se prepara para acolher, para encaminhar, se for o caso, a apoiar a família nos encaminhamentos, as redes protetivas, sejam de quem necessita, seja de saúde, de serviço social, enfim, o espaço faz todo o acolhimento e é importante essa escuta da família, para dar segurança a esse estudante que está ali, necessitando de todo apoio para que o seu desenvolvimento seja realmente integral”, disse Mário Augusto Almeida, diretor de Diversidade e Inclusão (DDI).
As ações do NEAF estão voltadas ao acolhimento, escuta especializada, orientações, informações e encaminhamentos necessários, no apoio familiar que lida diretamente com o estudante com deficiência para poder ter seus direitos a Educação Regular e ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), garantidos, e dessa forma possam se desenvolver integralmente para o pleno exercício da sua cidadania.
“Procurei o Núcleo, porque na época minha filha, que tem dificuldade na aprendizagem e não conseguia acompanhar, estava no Ensino Fundamental, e queria que a escola a deixasse ficar por mais um ano. Então, fui na Seduc e eles me direcionaram o NEAF, conversei com a equipe e fui muito bem recebida, foi uma bênção. Graças a Deus, conseguiram resolver o meu caso, elas foram na escola e vieram até a minha casa, eles intervieram de todas as maneiras. Através deles, a minha filha hoje em dia está no Ensino Médio, mas tem um atendimento da sala multifuncional, atendimento para crianças especiais”, conta Milena Vinhote, atendida pelo NEAF.
“A gente jamais deixa algum familiar sem um direcionamento ou uma orientação das nossas redes de serviços sobre a intersetorialidade do Governo do Pará. Às vezes vem uma mãe perguntando o que fazer com o filho que já terminou a escolaridade, a gente encaminha para as Usinas da Paz, a gente promove o acolhimento e, acima de tudo, o direcionamento para onde elas devem recorrer na rede de serviços da assistência social, da saúde, do esporte, da cultura, do lazer”, conta Denise Corrêa, coordenadora de Educação Especial da Seduc.
Serviço: O NEAF funciona de segunda a sexta-feira nas instalações da COEES, localizada na Escola Visconde de Souza Franco, na Avenida Almirante Barroso, n° 1.150, em Belém, de 08 às 17h. Para ser atendido pelo Núcleo, o aluno deve estar matriculado na rede pública estadual de ensino.