23/07/2024 11h17 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 2287 visualizações
Foto: Escolas Estaduais recebem mais um repasse do Programa 'Dinheiro na Escola Paraense'
Foto: Alex Ribeiro Ag. Pará

Só no primeiro semestre de 2024, a Seduc repassou mais de R$ 89 milhões às unidades de ensino do Estado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) liberou o 3º lote proveniente de recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep). O investimento de R$ 23.026.178,01 será utilizado em 195 escolas, a fim de realizar diversas ações, garantindo condições essenciais ao avanço da aprendizagem. Só no primeiro semestre de 2024, a Seduc já repassou mais de R$ 89 milhões para 665 unidades de ensino do Estado.

“O Prodep é um programa fundamental para que nossas escolas tenham plenas condições de suprir necessidades do cotidiano, considerando cada uma das especificidades das 898 escolas estaduais e seus anexos. É dando autonomia, potencializando a participação da comunidade escolar, como um todo, que nossas escolas e a educação do Pará conseguirão dar saltos ainda maiores. Desde 2023, temos feito repasses constantes e este ano aumentamos ainda mais os valores e subprogramas alcançados. Seguimos juntos, trabalhando em prol de uma educação de qualidade com cada vez mais condições e ferramentas”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

O depósito vai para uma conta específica, aberta pelo Conselho Escolar, sendo assim, para que as escolas recebam os recursos enviados pela Seduc, é imprescindível que o Conselho esteja formalmente regularizado, com as prestações de contas em dia.

Foto: Rai Pontes - Ascom/Seduc

Na Escola Professora Raimundo Laureano da Silva Souza, em Paragominas, sudeste paraense, já realizou serviços de manutenção nos espaços, melhorou a merenda escolar, ampliou o bicicletário, compraram materiais pedagógicos, kit de multimídia entre outros. No ano passado, o Recurso Geral destinado à escola foi de R$ 146.167,19. Com o novo lote, no valor de R$ 158.208,84, a gestão pretende revestir as salas de aula e dos professores, melhorar o refeitório, compra de mobiliário, e aquisição do gás de cozinha.

“O Programa veio somar para a melhoria e o crescimento das escolas. Nós realizamos muitas melhorias, fazemos a manutenção dos espaços climatizados, melhoramos a merenda escolar, a manutenção de todo o material de expediente, equipamentos pedagógicos, também conseguimos ampliar o bicicletário. Já com o recurso do Prodep para 2024, que a escola está recebendo, vamos continuar crescendo em qualidade de ensino, porque esta escola já se reuniu com a comunidade escolar, já fizemos o nosso plano de ação financeira e já foi aprovado pela Secretaria. O investimento será empregado no revestimento dos espaços pedagógicos, no revestimento das salas de aula, no refeitório, sala de professores e também compraremos gás de cozinha para manter a merenda escolar”, conta Angela Rinaldi, diretora da escola Raimundo Laureano.

Foto: Pedro Guerreiro Ag. Pará

Já na capital paraense, Belém, a Escola Fonte Viva, recebeu em 2023, um total de R$ 40.024,62 e neste novo lote, a escola foi agraciada com R$ 44.691,17.

“Vários serviços como climatização, compra de kit de multimídia, reparos no telhado, troca de vasos sanitários e pias dos banheiros, então essas coisas vieram proporcionar uma qualidade melhor da aprendizagem do nosso alunado. Com o recurso do Prodep que foi recebido, a gente pôde fazer e ter esse tipo de investimento. E agora, graças a Deus, caiu este novo recurso e melhoraremos cada vez mais a qualidade de aprendizagem dos nossos alunos”, disse Benedita da Silva, diretora do Fonte Viva.

Aderir ao Programa - A Adesão é realizada no primeiro acesso do Conselho Escolar ao Sistema de Gestão Escolar Descentralizada (SGED) e aceite do Termo de Adesão.

“Para que as unidades recebam os recursos, é necessário que o Conselho Escolar esteja regularizado. Além disso, deve possuir contas bancárias abertas exclusivamente para o recebimento do Recurso, no Banco do Estado do Pará, sendo o agente financeiro do Programa. A adesão ao Programa ocorre quando aceita o Termo de Adesão no Sistema de Gestão Escolar Descentralizada (SGED)”, Luciana Oliveira, diretora de Suporte Administrativo.

O “Programa Dinheiro na Escola Paraense” confere autonomia para o desenvolvimento de ações necessárias à rotina nas escolas do Estado. Com a iniciativa, a gestão e Conselho Escolar terão maior autonomia e protagonismo para investimentos alinhados às necessidades específicas de cada realidade.

Alimentação - No início do ano, a Seduc fez o repasse para 192 escolas estaduais, no valor de quase R$ 7 milhões, referente ao subprograma "Alimentação". A iniciativa beneficia diretamente 119.469 estudantes em todo o território paraense. Para que as escolas recebam os recursos enviados pela Seduc, é imprescindível que o Conselho Escolar esteja formalmente regularizado, com as prestações de contas em dia.