09/07/2024 16h09 - Autor: Amanda Oliveira (Ascom Seduc) 217 visualizações
Foto: Seduc e Seac garantem transporte e alimentação para alunos da rede estadual na UsiPaz Marituba
Foto: Divulgação

O novo serviço de transporte já está disponível para os estudantes que aproveitam a colônia de férias, e prosseguirá no segundo semestre

Estudantes da rede pública estadual de ensino no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, terão melhores condições de mobilidade e oportunidade de acesso a serviços de cidadania ofertados pela Usina da Paz (UsiPaz). A parceria entre as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Articulação da Cidadania (Seac) viabiliza o Projeto Escola da Paz, que vai oferecer ônibus para o transporte de estudantes que precisam chegar à Usipaz, garantindo a chegada à Usina e a volta para as escolas com segurança, além de suporte em alimentação escolar. O serviço já estará em funcionamento em julho, para atender à demanda da colônia de férias da UsiPaz, e continuará no segundo semestre.

O objetivo, informa a coordenação da UsiPaz Marituba, é possibilitar que a comunidade escolar se desloque com segurança para frequentar a Usina e aproveitar os serviços ofertados, inicialmente durante o recesso escolar, e no decorrer do ano para dar suporte às demais atividades, com a supervisão de um profissional da Usina, que acompanhará os estudantes.

Foto: Divulgação

Serviço de transporte - Um itinerário foi criado para deslocamento dos estudantes e dos pais, mães ou responsáveis que serão acompanhantes. Durante a colônia de férias, o ônibus fará duas rotas: a primeira iniciará às 8h, na Escola Fernando Ferrari, seguindo o percurso pela Rua da Cerâmica até a Escola Prof. José Edmundo Queiroz, e posteriormente até a Escola Dom Calábria, encerrando o trajeto na Usina da Paz. O ônibus repetirá esta rota às 9h20 e às 10h40.

A segunda rota começará na Praça do Albatroz, às 8h40, e seguirá até a Praça do Beija-flor, depois continuando em direção à Escola Santa Tereza D’ávilla e Escola N. Sra. do Rosário, finalizando o percurso na UsiPaz. O segundo itinerário também se repetirá em outros horários, às 10h e às 11h20. Após a colônia de férias, os horários e trajetos serão alterados, sendo alinhados de acordo com o dia e turno de atendimento da escola.

“Isso, pra gente, é um marco, porque a gente tem um problema de acessibilidade, de poder trazer a população. Um transporte digno é o que a nossa comunidade merece. Isso é para o povo de Marituba, do bairro Nova União, para o povo que precisa dos serviços da nossa Usina”, ressaltou a coordenadora-geral da Usina da Paz em Marituba, Patrícia Abdon.

Leonardo do Nascimento, 13 anos, é um dos estudantes que utilizarão o novo serviço de transporte para participar da colônia de férias, e também vai utilizá-lo para chegar à Usina, onde pratica aulas de futsal. “A gente vinha de bicicleta ou de moto, e andando, às vezes. Acho legal. É uma oportunidade para vir todo dia para cá, pra se divertir, dançar, curtir”, disse o estudante.

Para a mãe de Leonardo, Rose Amorim, a Escola da Paz agrega benefícios para a comunidade. “Passa toda essa segurança pra gente, para que possamos ficar tranquilos para trazer as crianças, para o desenvolvimento deles. É um projeto social muito bom”, afirmou.

Foto: Divulgação

Alimentação - As crianças e jovens que estudam pela manhã poderão almoçar na escola e, posteriormente, utilizar o ônibus, no trajeto até a Usipaz. Os estudantes do turno da tarde podem participar das atividades da Usina durante a manhã e utilizar o ônibus para chegar à escola, onde será oferecido o almoço.

Para Gisele de Jesus, mãe de duas crianças atendidas na Usina, o Projeto Escola da Paz ajudará famílias em situação de vulnerabilidade. “Uma boa assistência que dão para a gente, uma ajuda para tirar nossas crianças da rua. Eu acho muito bom, porque a nossa área é muito necessitada, tem muitas pessoas que realmente necessitam desse apoio na alimentação, em tudo. Eu acho uma atitude muito boa. Tá ajudando muito a nós, mães, e as nossas crianças”, garantiu Gisele.

“É uma comunidade que precisava muito desse suporte, e vai ser de grande valia, principalmente agora no mês de julho, porque são crianças que precisam muito dessas atividades extracurriculares e tem à disposição um ônibus que vai levá-las e trazê-las, e ainda tem lanche disponível. Estou achando maravilhoso”, destacou Edilene França, integrante da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Benevides, que atende escolas estaduais de Marituba.

Foto: Divulgação

Escola da Paz - Por meio do trabalho integrado do governo do Estado, envolvendo Seduc e Seac, o Projeto Escola da Paz garante serviços que reforçam a educação e cidadania, e abrem oportunidades para estudantes de áreas periféricas.

O projeto proporciona complementação da jornada de ensino do estudante atendido na UsiPaz, com estudo orientado, incluindo reforço escolar em Matemática, Língua Portuguesa e Redação, assim como aula eletiva. A Usina oferece ainda boxe, natação, dança, canoagem e outras atividades.

As aulas de reforço retornarão após as férias escolares, em agosto. Para participar, o interessado deve solicitar sua inscrição na escola onde estuda.