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Estudantes são classificados para etapa regional do Prêmio Segurança e Saúde

01/07/2024 10h46 - Autor: Amanda Oliveira (Ascom Seduc 121 visualizações
Foto: Estudantes são classificados para etapa regional do Prêmio Segurança e Saúde
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Alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental de escolas estaduais vão para etapa regional para seleção dos representantes do Pará no concurso nacional

Estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental de escolas estaduais, foram classificados para a etapa regional do Prêmio Segurança e Saúde nas Escolas 2024, um concurso que acontece pela primeira vez no Pará, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo é conscientizar a comunidade escolar e torná-los multiplicadores de conhecimento sobre o tema através da arte, com a produção de poesia, conto, música e desenho. Nesta sexta-feira (28), os estudantes classificados para a 2ª etapa da competição foram premiados em uma cerimônia realizada na unidade do MPT de Belém, capital paraense.

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Os trabalhos inscritos no concurso são originais, inéditos e autorais, enfatizando um ou mais aspectos sobre a segurança e saúde escolar nas obras, como: causas, consequências, formas, cenários, assim como políticas públicas de prevenção e repressão. Além disso, a competição reconhece e divulga o talento dos estudantes, assim como o trabalho dos educadores que se empenham em ações de prevenção a violências, acidentes e outros desafios no ambiente escolar.

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“O meu poema foi inspirado naquilo que eu quero que tenha em todas as escolas. O projeto pode me mostrar onde os alunos podem chegar através de seu esforço. Achei essa experiência incrível”, comenta Rayana Ferreira, estudante do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou-Habib, localizada no município de Abaetetuba.

A primeira fase do concurso aconteceu de forma local, as escolas encaminharam os trabalhos selecionados para serem analisados pela equipe de avaliadores da Seduc, divulgando o primeiro lugar de cada categoria através da portaria nº 12/2024, do Diário Oficial do Estado. 

Após a etapa local, 9 estudantes selecionados de escolas estaduais de Abaetetuba, Ananindeua e Castanhal, participaram de uma cerimônia de premiação, acompanhados pelos professores orientadores dos trabalhos, para celebrar a classificação para a fase dois da competição, assim como contemplar os estudantes com um tablet.

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“O projeto foi desenvolvido no mês de maio, nós primeiro mostramos para eles qual o objetivo do projeto, fizemos atividades relacionadas e pedimos para eles desenvolverem o poema, com base nessas temáticas que nós desenvolvemos em sala. Foi uma oportunidade de mostrar o talento dos alunos e de mostrar a importância disso para a vida deles também. Nós agradecemos à Seduc e também ao MPT e todo o corpo escolar”, comenta Elizabeth Vaz, orientadora da estudante Rayana. 

Nesta segunda etapa do concurso, os estudantes deverão ser inscritos no período de 05 a 15 de agosto, para a seletiva regional e serão avaliados pela comissão julgadora da Procuradoria Regional do Trabalho da PRT8. O resultado dos vencedores da segunda fase, será divulgado até o dia 2 de setembro e dará início a última etapa do concurso, a seletiva nacional. Esses estudantes que conseguirem a classificação para a etapa nacional, devem ser inscritos até o dia 09 de setembro.

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A terceira e última fase do prêmio será avaliada pela comissão julgadora nacional, composta no mínimo por três jurados para cada categoria do concurso, dentre membros do MPT, representantes de órgãos e entidades nacionais e internacionais, autoridades, escritores, profissionais da educação, profissionais da segurança e da saúde no trabalho, artistas, desportistas e crianças e adolescentes apoiadores das ações de prevenção de acidentes, doenças e violências nas escolas e no trabalho.

“É a conscientização do bem-estar dos estudantes dentro da própria escola. Através desses trabalhos podemos ver como os estudantes deram importância para a temática, através do desenho, do conto, da poesia, então é o interesse deles pela questão”, comenta Márcia Lopes, especialista de educação da Coordenadoria de Fortalecimento da Gestão Democrática da Seduc.