Seju promove conferência sobre prevenção às drogas para alunos da rede estadual

27/06/2024 08h43 - Autor: Igor Oliveira (SEJU) 82 visualizações
Foto: Seju promove conferência sobre prevenção às drogas para alunos da rede estadual
Foto: Brayan Wesley/Seju

Mais de 700 estudantes participaram do evento que integra a programação da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) promoveu, nesta quarta-feira, 26, a conferência "Livre Juventude: prevenção e educação, juntas contra as drogas", para mais de 700 alunos de nove escolas da rede estadual de ensino, que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento encerrou a programação da "Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas 2024".

A conferência, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), integrou ações de alerta e conscientização sobre os riscos das drogas às aulas preparatórias para o Enem, além de disponibilizar ao público os serviços de todas as coordenadorias da Seju.

Foto: Brayan Wesley/Seju

O secretário estadual de Justiça, Evandro Garla, lembrou que 26 de junho é o Dia Internacional de Combate às Drogas, ressaltando a necessidade de conscientização de alunos, professores e pais. “Você, que tem projetos e sonhos, precisa ter consciência do perigo que isso representa ao seu futuro. Não adianta você se preparar para o Enem se, dentro da sua vida, há espaço para o uso de drogas. Se você conhece algum colega que esteja com esse problema, comunique aos professores. É importante a participação de todos”, afirmou.

Evandro Garla lembrou ainda do trabalho da Seju, por meio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren), em ações integradas a diferentes áreas na prevenção do uso de substâncias ilícitas. “O trabalho social pelo esporte e pela educação é fundamental nisso. Foi um trabalho de prevenção realizado pela escola que cuidou de mim quando estava exposto a esse risco na juventude”, contou.

Foto: Brayan Wesley/Seju

A estudante Geovana Pinho, da Escola Estadual Augusto Meira, elogiou a iniciativa da conferência. “Tem informações sobre esse assunto que só conseguimos na escola, com pessoas preparadas. E é legal porque podemos compartilhar esse conhecimento com colegas que estão fora daqui, principalmente com aqueles que não sabem dos riscos”.

Educação e mudança - A temática das drogas também foi considerada na preparação para o Enem, principalmente na escrita da redação. “Trazer, dentro da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso às Drogas, esse tema para dentro dos repertórios culturais dos estudantes faz com que a visão de mundo deles seja ampliada, o que ajuda no processo de construção das redações, caso um tema desse possa ser citado”, explica Geovania Paiva, dirigente da Diretoria Regional de Ensino - DRE 7 da Seduc.

Foto: Brayan Wesley/Seju

O evento contou ainda com a oficina “Agente de Mudança: Prevenção e Resistência ao Álcool e Outras Drogas”, que trabalhou com profissionais de educação, assistência social e outras áreas na troca de experiências sobre o assunto, além de estabelecerem tratativas de atuação conjunta no enfrentamento às drogas.

Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas - Instituída pela lei 5.992/1996, a Semana promove integração de estado e sociedade num processo de organização e programação com atividades educativas, culturais, sociais e esportivas com o objetivo de alertar sobre os riscos e danos causados pelo uso de drogas lícitas ou ilícitas, bem como formas de prevenção e tratamento.