25/06/2024 09h06 - Autor: Amanda Oliveira (Ascom Seduc) 867 visualizações
Foto: Seduc realiza seminário para debater estratégias de desempenho de ensino-aprendizado no Estado
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Nova plataforma do SisPAE é apresentada como ferramenta para elaboração de métodos assertivos na educação do Pará

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou um seminário sobre o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), para divulgar os resultados de desempenho escolar de 2023, lançados na plataforma. Iniciado nesta segunda-feira (24), o evento continua nesta terça-feira (25), com objetivo de apresentar a nova plataforma aos 80 representantes de Diretorias Regionais de Ensino (DRE) da Região Metropolitana de Belém (RMB) que estiveram presentes, assim como analisar índices que possibilitam traçar estratégias assertivas, voltadas às necessidades dos estudantes.

Pela primeira vez, crianças do 2º e 3º ano do ensino fundamental, matriculadas na rede estadual e nas redes municipais, passaram por avaliação de leitura, para aumentar a quantidade de informações sobre a qualidade do ensino no Estado, além de fortalecer o compromisso do Governo do Pará com a alfabetização na idade certa.

Secretário Adjunto Júlio César Meireles - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

“O quão é importante esse momento pra gente, agora é o momento de a gente enxergar os dados mais consolidados. Nós, brasileiros, temos a expertise em avaliar muito bem, porém precisamos transcender. E para isso, além da avaliação, nós precisamos compreender bem o dado, o resultado da avaliação, mas especialmente termos a capacidade de fazer uma intervenção correta com foco adequado, para que de fato haja uma transformação no processo de ensino-aprendizagem das nossas escolas”, enfatizou o secretário adjunto de Educação Básica, Júlio Meireles.

No primeiro dia do evento, os participantes conheceram os passos básicos para acessarem a plataforma, além de receberem explicações sobre o sistema de avaliação; nessa etapa do seminário, também foi apresentada a coleção de divulgação e apropriação de resultados da plataforma, que consiste em boletins pedagógicos do Estado, criados a partir do resultado da avaliação, funcionando também como instrumento de pesquisa. Além disso, o seminário também apresentou indicadores contextuais e o monitoramento da qualidade da educação.

Uma das novidades da plataforma é a ferramenta “Ideias Inspiradoras”, que possui a proposta de reunir sugestões de profissionais envolvidos com avaliação no Estado do Pará, uma forma de compartilhar experiências e estratégias de desempenho, proporcionando uma socialização de projetos e diálogos.

Professora Luciana Bortolucci - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

“Esse é o momento de a gente trazer os resultados, se apropriar deles e fazer a diferença na vida dos nossos alunos. É importante a divulgação, mas é importante a gente entender esses dados para pensar em planejamento e replanejamento de forma mais assertiva e direcionada”, comenta a professora Luciana Bortolucci, da equipe de desenvolvimento profissional do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), instituição que em parceria com a Seduc, é responsável por todo o processo de avaliação: elaboração na matriz referência, testes, processamento dos cadernos de provas, resultado e a divulgação dos resultados.