20/06/2024 09h02 - Autor: Amanda Oliveira (Ascom Seduc) 842 visualizações
Foto: Seduc realiza encontro de formação para representantes de Diretorias Regionais de Ensino do Estado
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Estratégias, dúvidas e ações foram discutidas para o desempenho do ensino de professores, escolas e estudantes estaduais

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Pará (Cefor), realizou o 2º Encontro Formativo para Formadores que atuam nos Núcleos de Formação das Diretorias Regionais de Ensino (DREs).

Iniciado nesta quarta-feira (19), o evento segue até o dia 21, visando o processo de implementação do Programa de Formação Continuada “Travessias”, que atualiza e amplia os saberes dos professores, preparando-os para o desenvolvimento de atividades e metodologias que impulsionam a agenda prioritária, assim como consolidar a aprendizagem dos estudantes do 4º e 8º ano do ensino fundamental e 2º série do ensino médio.

Secretário Adjunto Júlio César Meireles de Freitas - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

O secretário adjunto de Educação Básica, Júlio Meireles, iniciou o evento dando boas-vindas aos representantes das DREs e comentou sobre a satisfação de promover o encontro, assim como pontuou as finalidades do Programa de Formação Continuada “Travessias”. “Nós temos, insistentemente, buscado somar esforços para que a educação do nosso Estado esteja de fato no lugar onde cada um de nós paraenses considere que deva estar. Dentre as possibilidades de organização, um dos núcleos é de Formação, porque entendemos que o ponto de vista da realidade local é importante”, enfatizou o secretário, que em seguida comentou sobre a realização da ampliação dos serviços e investimentos nas DREs, além da importância de definir estratégias para multiplicar a formação nas regiões e como alcançar as 898 escolas estaduais.

O primeiro dia do encontro reuniu, no auditório da Seduc, integrantes das seguintes DREs dos municípios de: Belém, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Bragança, Breves, Cametá, Capitão Poço, Itaituba, Mãe do Rio, Marabá, Maracanã, Monte Alegre, Óbidos, Parauapebas, Santa Izabel do Pará, Santarém, Tucuruí, Xinguara, Abaetetuba, Afuá e Altamira.

Professora Helena Moura - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Helena de Moura, de Xinguara, sudeste paraense, comenta sobre a importância da formação. “É muito relevante levar aos nossos professores novas ideias e troca de experiências, quando você leva algo novo, principalmente algo que eles possam trabalhar na prática, é um aperfeiçoamento para o professor e para o estudante. Nós como formadores vamos proporcionar essa troca de experiência”, considera a professora.

Reestruturação - Uma nova estrutura administrativa e pedagógica foi implementada na rede estadual de ensino em 2023, pelo titular da Seduc, Rossieli Soares. Isso garante aos profissionais das DREs, programas de formação contínua e valorização profissional, para a melhoria dos indicadores de aprendizagem das escolas estaduais. Portanto, foi estabelecida uma agenda prioritária com trilhas formativas que integram o Programa Travessias, que devem ser desenvolvidas em conjunto com os professores das unidades escolares, pelo Núcleo de Formação da DRE durante o ano letivo de 2024.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Nos dias seguintes, quinta-feira (20) e sexta-feira (21), a programação continua no Centro de Formação dos Profissionais de Educação do Pará (Cefor), localizado Rua Gama Abreu, 256 (esquina com Serzedêlo Corrêa), prédio histórico do Instituto de Educação do Estado do Pará  (IEEP).

Hoje (19) estiveram presentes no primeiro dia do encontro todos os diretores da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), colaborando nas discussões a partir da competência de cada diretoria, além da mediação do Cefor, através do diretor formador Francisco Augusto Paes. Entre os diretores estavam: Cláudia Ferreira, da Diretoria Regional de Ensino; Carla Souza, diretora de Educação Infantil e Ensino Fundamental; Mário Augusto Almeida, diretor de Diversidade e Inclusão; Regina Alves, da Diretoria de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.