Em Breves, escola estadual de tempo integral é referência em ensino na região

18/06/2024 12h33 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 4809 visualizações
Foto: Em Breves, escola estadual de tempo integral é referência em ensino na região
Foto: Ascom Seduc

Escola Estadual de Tempo Integral Professor Gerson Peres assiste 400 estudantes e tem transformado para melhor a rotina da comunidade

Ensino de qualidade, infraestrutura adequada e acolhimento marcam a rotina dos estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Gerson Peres, em Breves, na Região de Integração do Marajó. A unidade escolar é uma das principais do município e foi a primeira a aderir ao Ensino de Tempo Integral na região. Referência na comunidade, a escola tem ampliado projetos e ações para incentivar o protagonismo dos estudantes.

Foto: Ascom Seduc

Com ensino de Tempo Integral desde 2019, a Escola Gerson Peres oferece um ambiente seguro e educação de qualidade para cerca de 400 estudantes, o que tem proporcionado novos aprendizados e olhares para o futuro. Como confirma a estudante Cláudia Praia, da 2ª série do Ensino Médio.

Foto: Ascom Seduc

“Eu vim do interior e está sendo uma experiência maravilhosa estudar em tempo integral. Aqui tenho várias disciplinas e são coisas que eu nunca tinha visto. No começo, foi um pouco difícil, mas eu consegui me adaptar muito bem. O que eu mais me identifico é matemática, mas faço parte do Projeto Por Afinidade (PPA), onde a gente faz práticas experimentais, mede PH, vê o metal da água, inclusive a gente está com um projeto para fazer uma horta aqui na escola, já estamos começando a produzir sabão líquido… Eu vejo a escola de tempo integral como algo maravilhoso porque além das disciplinas e preparação para o Enem, eu vejo que nos prepara para o mundo, para a vida profissional”, contou a estudante.

Foto: Ascom Seduc

Para a estudante Kayllane Vitória Moraes, da 2ª série do Ensino Médio, a experiência de estar em uma escola de tempo integral é enriquecedora. “É uma experiência muito diferente, afinal essa é a única escola de ensino integral que tem na cidade e com várias possibilidades de ensino, bem diferente de todas as escolas que eu já estudei. Para mim, tem sido uma experiência muito legal, de verdade. É uma escola que está preparando a gente para o futuro, para o mercado de trabalho. Sem contar o espaço que temos aqui, a gente se sente realmente em casa”, assegura.

Foto: Ascom Seduc

Segundo a diretora da escola, Edjane Modesto, a metodologia do tempo integral conquistou os estudantes e tem transformado a realidade da comunidade escolar.

“A Escola de Tempo Integral em Breves hoje é referência no Marajó em virtude dessa metodologia que a gente trabalha, dessa configuração do Tempo Integral. A Escola de Gerson Peres, embora a gente tenha seis salas de aula, a demanda esse ano foi bem grande. Os alunos gostam de estar na escola, a gente sente contentamento em saber que a escola é um ambiente agradável para eles. Hoje, o integral, dentro da configuração da metodologia do ICE, tem tido êxito, a metodologia em si faz com que esse estudante seja protagonista de fato e o tempo integral na escola trouxe essa metodologia para a gente”, destacou a gestora.

Foto: Ascom Seduc

Desafio e avanços - Trabalhando na Escola Gerson Peres há 16 anos, a vice-diretora pedagógica, Liduina Gonçalves, revela que aderir ao tempo integral foi um desafio que valeu a pena. “Eu creio que o ensino médio em tempo integral, para qualquer escola que assuma, é um desafio e, inicialmente, é assustador porque é uma mudança de estrutura, de dinâmica, de contexto, é um impacto muito alto. Você precisa viver o integral, experimentar o que é o integral para poder dizer as vantagens dele. Estamos vivendo as melhores experiências no integral, nós conseguimos estruturar, temos uma equipe que realmente abraçou o integral. Digo sem medo que, pela primeira vez no Estado do Pará, na educação paraense, está existindo um esforço muito grande de planejar a educação, de fazer o acompanhamento das escolas. Foi um impacto muito grande, porém hoje estamos vivendo a esperança, a experiência do que é o integral: dinâmico e integrador, onde os alunos são protagonistas. Hoje temos uma boa estrutura para oferecer aos estudantes, não falta alimentação escolar, nós contamos com material tecnológico de apoio para as aulas dos professores e tantas coisas boas que mostram o avanço da educação paraense”, avaliou.

Para fortalecer a aprendizagem, este ano a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concretizou um aumento de 100% de vagas em escolas de tempo integral. São 33 novas escolas no modelo de ensino integral e mais de 17,7 mil novas vagas, totalizando 35,9 mil vagas integrais na rede estadual de ensino.

Foto: Ascom Seduc

Protagonismo estudantil - Para incentivar o protagonismo, os estudantes são estimulados por meio de projetos e ações, como explica a vice-diretora pedagógica Liduina Gonçalves. “Nós temos educação ambiental, eletivas, tutoria, clubes juvenis, os Projetos Permanentes por Afinidade (PPAs), que são trabalhados durante o ano todo: redação nota mil, Marajó Make (que é um projeto que vai trabalhar desafiando o futuro com código e circuito), etnografia urbana, temos aulas de teatro e canto para iniciantes e práticas laboratoriais em química, que é um projeto que se desdobra em vários subprojetos, então esse projeto abarca a fábrica de sabão com reaproveitamento do óleo de cozinha que é usado na cozinha para alimentação do integral, o aproveitamento de águas pluviais, a horta e uma série de outros subprojetos. Além disso, temos os clubes juvenis: Club do Game, Clube de Leitura, Clube de Dança, Clube de Música, Clube de Fotografia, Clube da Bíblia. Então, a gente vê o protagonismo desses jovens”, disse.

Além do Tempo Integral, a Escola Gerson Peres possui duas turmas de Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA).