Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escola estadual de tempo integral leva estudantes para ‘piquenique literário’ em Santo Antônio do Tauá

27/05/2024 16h56 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 1334 visualizações
Foto: Escola estadual de tempo integral leva estudantes para ‘piquenique literário’ em Santo Antônio do Tauá
Foto: Divulgação

Estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Celso Rodrigues, no município de Santo Antônio do Tauá, na Região de Integração do Guamá, participaram de uma programação especial para reforçar a importância da leitura dentro e fora do ambiente escolar. Por meio do projeto “Piquenique Literário”, na quinta-feira (23), os estudantes puderam compartilhar experiências de leitura e conhecimento entre si e com escritores da região e da Academia Izabelense de Letras.

Esta é a segunda edição do projeto de leitura “Piquenique Literário”, coordenado pelas professoras de Língua Portuguesa, Danuzia Marjorye e Eliana Araújo, e envolveu toda a comunidade escolar. Mais uma vez, a iniciativa proporcionou aos estudantes, de todas as turmas da escola, a oportunidade de escolherem o seu livro na aula temática “Bagagem Literária” e embarcarem no mundo da leitura. “O universo literário no qual todos foram imersos teve como propósito não só a melhoria da leitura e da escrita entre os alunos, mas também a discussão de temas pertinentes para a vivência de cada um. O ‘desembarque’, isto é, a culminância do projeto, contou com a participação de escritoras e escritores da região, como por exemplo, Aldenise Borralhos, Aline Cruz, Joyce Amorim, Luís Augusto e Rogério Vaz, estes últimos estiveram representando a Academia Izabelense de Letras, ressaltando como que se dá o processo de escrita e reforçando o quanto a leitura transforma vidas, além de compartilharem algumas edições de suas obras publicadas, com direito a autógrafos”, contou o professor da escola, Fábio Jorge Ferreira.

Foto: Divulgação

Para a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Alessandra Monteiro, participar do projeto foi uma experiência emocionante. “A minha experiência com a leitura do meu livro foi muito boa e emocionante, pois o meu livro falava da vida de um órfão, também falava da escravidão aqui no Brasil e essa leitura me tocou muito, pois a leitura é isso, toca a alma e esse projeto é muito importante não só para o nosso desenvolvimento como estudantes, mas como também para nosso desenvolvimento pessoal”, relatou.

Segundo a estudante Alessa Delgado, também da 2ª série do Ensino Médio, com certeza o projeto alcançou o objetivo de incentivar a leitura de qualidade. “É um projeto maravilhoso, todos os professores estão de parabéns. O Piquenique Literário não só nos incentiva a ler, como também nos incentiva a nos comunicar e saber se expressar melhor. A leitura é essencial para todos nós. Eu escolhi um livro que tem como tema a Travessia, e tem uma frase que eu achei bem interessante, que foi um conselho dos avós para o autor, que diz assim que ‘a vida é muito difícil, mas se nós enfrentarmos com sabedoria, tudo se torna fácil’”, frisou.

Foto: Divulgação

Ao ar livre, o projeto levou os estudantes para uma programação em contato com a natureza. “As turmas tiveram um momento de conexão com o ambiente, relaxamento e alongamento em parceria com a professora de educação física Elenice Amaral. Além das discussões em torno da leitura, contamos com a apresentação dos clubes de protagonismo: Clube de Música, sob orientação do professor de arte Kelso Palheta, e do Clube de Teatro com a declamação de poemas sob orientação da professora de biologia, Cássia Letícia. Foi um dia inesquecível para todos que se fizeram presentes e, sem dúvidas, o ato de ler é capaz de proporcionar isso e muito mais na vida de cada indivíduo”, concluiu o professor Fábio Jorge Ferreira.

Para o escritor convidado, professor Rogério Vaz, que é membro da Academia Izabelense de Letras, o projeto trabalha a leitura de forma dinâmica e é essencial para despertar o hábito de ler. “Primeiro, quero parabenizar a todos os professores, orientadores pedagógicos, apoio, escritores, poetas, alunos e amantes da literatura que estiveram presentes neste evento literário ao ar livre. Que essas trocas de experiências continuem a inspirar a todos nós a explorar o mundo encantado da literatura, a valorizar as palavras e a compartilhar o amor pela leitura, pela escrita e principalmente deixem as escolas mais vibrantes”, disse.


MAIS FOTOS