Alunos de escolas públicas assistem concerto didático no Theatro da Paz

14/05/2024 15h05 - Autor: Fabiana Otero (FCG) 253 visualizações
Foto: Alunos de escolas públicas assistem concerto didático no Theatro da Paz
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

Estudantes de escolas estaduais e municipais participaram do projeto "Concertos Didáticos", que é realizado uma vez por mês

Um total de 661 estudantes de escolas públicas do Estado e do município tiveram, na segunda-feira (13), o primeiro contato com o universo da música clássica, graças a mais uma edição do projeto ‘Concertos Didáticos’, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes e do Instituto Estadual Carlos Gomes. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semec) e o Theatro da Paz.

Pela manhã, os estudantes assistiram a apresentação da Banda Bora? e no período da tarde puderam conferir a performance do Quinteto de Metais da Fundação Carlos Gomes. Durante o evento, os alunos assistiram às apresentações dos grupos formados por alunos, professores e técnicos em música do Instituto Estadual Carlos Gomes.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

Nesta edição, o projeto recebeu escolas de outros municípios. “Essa colaboração é fantástica para incentivar e valorizar nossa cultura. É uma oportunidade única proporcionada aos alunos da rede pública, o que não seria possível sem essa parceria fundação e escola”, comentou Antenor Júnior, diretor da Escola Municipal Maria Clemildes, da comunidade Caruaru, na ilha de Mosqueiro. A escola levou ao teatro 25 crianças, com faixa etária de 8 a 12 anos.

Para a estudante Maria Eduarda Lopes, de 09 anos, a apresentação que marcou sua primeira vez no Theatro da Paz foi inesquecível. “Achei muito divertido e gostei muito da música chamada ‘Pitaia’, porque o professor pediu para a gente cantar junto. De todos os instrumentos que os professores nos mostraram, eu gostei mais do contrabaixo, pois tem um som bem diferente”, lembra Maria Eduarda, que estuda no Instituto de Desenvolvimento Social Educacional e Cultural Grãos do Saber, do município de Acará.

Os concertos têm dois momentos, o artístico, com a interpretação de diferentes obras, e o pedagógico, onde os professores apresentam os instrumentos, falam sobre os compositores escolhidos e interagem com os alunos.

“Poder democratizar o acesso à experiência de assistir concertos no Theatro da Paz para alunos de outras localidades é muito gratificante, pois mostra o quanto a música e a educação fazem a diferença na formação do cidadão, através da cultura. Essa é a oportunidade de expandir o trabalho da instituição através das apresentações pedagógicas”, ressalta Thais Cybelle da Silva, diretora de ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

Concertos DidáticosO projeto Concertos Didáticos é uma das ações da Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes. Por meio dele, os grupos artísticos, formados por professores e alunos da instituição, apresentam um concerto comentado, em que explicam a função de cada instrumento tocado e a importância dos compositores, tudo de maneira simples e didática, para poder despertar a atenção do público pela música, contribuindo para a formação de plateia. As apresentações acontecem sempre no período da manhã e da tarde, uma vez por mês, no Theatro da Paz.