Professores da rede estadual participam de formação para aprimorar metodologia de ensino com abordagem Steam
Objetivo da formação é aplicar a metodologia de ensino onde o estudante assimila conhecimentos de diferentes áreas de forma integrada, tendo como base de estudo um projeto em comum
Professores da Escola Estadual de Ensino Médio Celso Rodrigues, localizada no município de Santo Antônio do Tauá, nordeste paraense, participaram de uma formação na abordagem Steam (sigla em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, muito difundida em outros países). O objetivo da formação é aplicar a metodologia de ensino onde o estudante assimila conhecimentos de diferentes áreas de forma integrada, tendo como base de estudo um projeto em comum.
Um dos 50 professores selecionados no Brasil para compor a Comunidade de Educadores Liga Steam 2023, o professor de física Fábio Ferreira, é o responsável pela formação na escola e fala sobre a mudança de percepção dos demais professores sobre a metodologia.
“Inicialmente, muitos dos educadores possuíam uma visão mais restrita do Steam, associando-o apenas às áreas de Matemática e Ciências. No entanto, após os encontros, eles passaram a compreender de forma mais ampla, como uma abordagem capaz de integrar diversos campos do conhecimento em prol de melhorias sociais. Essa evolução na compreensão demonstra que a formação foi eficaz em desconstruir concepções equivocadas e disseminar uma visão mais abrangente e contextualizada. Nesse sentido, a análise conjunta do material apresentado e do formulário de avaliação revela que a formação Steam foi bem sucedida em alcançar seus objetivos, resultando em docentes mais entusiasmados, capacitados e alinhados com uma visão inovadora de educação”, conta.
A iniciativa promovida pela Comunidade de Educadores Liga STEAM, visa aprimorar a educação no Brasil por meio da disseminação de estudos, pesquisas e propostas inovadoras. A liga é uma iniciativa da Fundação ArcelorMittal e da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil (Associação Voluntários para o Serviço Internacional) e a Tríade Educacional.
Ainda segundo o docente, outro ponto importante foi a adaptação para a realidade da escola pública brasileira, contrastando com a percepção inicial de que se tratava de uma metodologia voltada para um contexto norte-americano e também a elaboração, pelos professores, de um projeto visando a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém em 2025.
“Esse projeto, desenvolvido de forma interdisciplinar e alinhado com a abordagem Steam, demonstra o comprometimento dos docentes em aplicar os conhecimentos adquiridos na formação para abordar desafios reais e relevantes para a sociedade”, destaca o professor que finaliza explicando sobre o trabalho feito de forma colaborativa entre os professores na implementação de projetos Steam, onde houve um fortalecimento da inovação nas práticas docentes. “Nesse sentido, a análise conjunta do material apresentado e do formulário de avaliação revela que a formação STEAM foi bem-sucedida em alcançar seus objetivos, resultando em docentes mais entusiasmados, capacitados e alinhados com uma visão inovadora de educação”, conclui.