Professores da rede pública estadual recebem formação para potencializar atuação nas Regionais de Ensino
Coordenadores pedagógicos e Professores Formadores das Diretorias Regionais de Ensino (DREs), da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), participaram de uma formação, a fim de apresentar o guia do formador e alinhar as ações para o ano de 2024. A iniciativa foi realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Atenção Básica do estado do Pará, em Belém, nesta sexta-feira (19).
“A pauta envolveu a apresentação do Sistema Paraense de Avaliação Educacional e do cenário atual das escolas da DRE, da Região Metropolitana de Belém. Então, eles estão conhecendo o cenário, como acessar a plataforma Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, como desdobrar esses indicadores no planejamento do processo formativo lá e tudo mais. Eles também estão dialogando conosco sobre o guia do formador, passo a passo, todo o processo, alinhamento das trilhas formativas que serão desenvolvidas ao longo do ano, processo de planejamento do núcleo de formação alinhando com a coordenadoria pedagógica, dentre outros assuntos”, disse o Francisco Augusto Paes, diretor de formação e coordenador do Centro de Formação (CEFOR).
A programação foi dividida em dois grupos: o primeiro com as DREs Belém, de 01 a 08, já o segundo, envolveu as DREs Belém, 09 e 10; DRE Ananindeua, 01 a 05; DRE Santa Bárbara e DRE Benevides.
“A Formação serviu para melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Pará, através do desenvolvimento das habilidades e competências das matrizes de referência, como o Saeb, a BNCC, o Enem, além do aumento do rendimento nas avaliações de larga escala, para que o estado alcance uma melhor posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, conta Thomas Jefferson, professor formador
de Ciências da Natureza.
Ao decorrer da formação foram apresentadas também estratégias pedagógicas que contribuem para o bom desenvolvimento da educação e houve momentos enriquecedores com a troca de experiências entre os profissionais.
“A Formação é o momento fundamental de encontro de ideias para dinamizar as ações e alinhar pautas e procedimentos para a implantação desse modelo inovador em nosso sistema educacional. Apresentação das diretrizes do projeto Travessia e sua relevância para o suporte aos formadores e equipes de apoio pedagógico focado no aluno”, concluiu Wagner Maia, professor na Escola Raymundo Martins Vianna.