Na Espanha, secretário de Educação do Pará fortalece parcerias para implantação da educação ambiental
Pioneira no Brasil e no mundo, a iniciativa garante a oferta obrigatória do componente curricular de educação ambiental em todos os níveis de ensino
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, está em Madri, capital da Espanha, desde esta terça-feira (16), para participar do segundo encontro anual da "Comunid Araucaria". No evento, líderes vão elaborar e implementar políticas de educação, compartilhar desafios e estabelecer contatos para a construção de uma agenda comum. O secretário de Educação do Pará apresentará os avanços da educação paraense, a fim de fechar parcerias para o Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente, que será realizado este ano em Belém.
"2023, sem dúvidas, foi o ano da educação no Pará. Com o olhar do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan pudemos avançar muito, especialmente no que diz respeito à educação ambiental. Pela primeira vez no Brasil, e no mundo, a rede estadual do Pará ofertará o componente de educação ambiental de forma obrigatória para todas as etapas de ensino. A transformação do pensamento sustentável, da preservação ambiental e da coexistência consciente com a natureza devem partir da educação. Em Madri, ao lado de ministros e secretários de Educação de diversos países, estamos dialogando para formar parcerias para que, juntos, possamos multiplicar as vozes da Amazônia, do Estado do Pará e do Brasil", disse Rossieli Soares.
O segundo encontro anual da Comunidad Araucaria ocorre até sexta-feira (19), e contará com reuniões com ministros da Espanha e painéis sobre os temas "Liderança da e para a Educação", "É possível garantir que todos os alunos aprendam a ler, mas é necessário um esforço direcionado","Uma visão geral da educação global" e "A transformação digital e material da educação", além de visitas a escolas, à Universidade Complutense de Madrid (UCM), ao Museu do Prado, ao jornal El País e ao Real Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, entre outras atividades.
Sustentabilidade - Para fomentar o pensamento e a prática sustentável de forma contínua nas escolas do Pará, desde o começo a Seduc oferecerá o componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima para toda a educação básica, de forma obrigatória na rede estadual e, por adesão, pelas redes municipais. Um total de 1,5 milhão de estudantes da rede pública de ensino do Pará poderão ser beneficiados, sendo 550 mil, obrigatórios, na rede estadual, e por adesão das redes municipais 618 mil estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e mais 461 mil dos anos finais (6º ao 9º ano).
Entre as ações estão a garantia da alfabetização na idade certa, instituição da Rede Global de Jovens Pela Amazônia, que culminará na realização do Encontro Global de Jovens e Meio Ambiente em Belém, em 2024, para uma imersão de 10 dias na Amazônia paraense com estudantes do ensino fundamental e médio do Brasil e de mais 50 países.