Servidores das escolas de tempo integral participam de formação na Seduc
Em mais uma etapa de capacitação dos profissionais de Escolas de Tempo Integral, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) finalizou nesta quinta-feira (07), as formações referentes às rotinas pedagógicas e de gestão. O encontro foi realizado na sede da Seduc e teve como público-alvo, coordenadores, diretores, vice-diretores e técnicos de referência de escolas de ensino integral. Ao todo, 135 servidores participaram da capacitação, que iniciou na última segunda-feira (04).
O curso foi ministrado pela equipe de ensino integral, que desde o início da semana, repassou várias contribuições. O encontro foi dividido em quatro dias, sendo que nos dois primeiros momentos, foi debatido os papéis e atribuições da coordenação pedagógica, as rotinas escolares, os desafios e ações pedagógicas dentro das escolas. Já no terceiro e quarto dia, a equipe discutiu com os participantes, a liderança servidora na escola de tempo integral e na rotina escolar. Também foram abordados temas como gestão de conflitos e o papel do líder, sobre os indicadores das escolas, além de acompanhamento desses indicadores.
“As duas formações que a gente teve são super importantes, porque é um espaço para os gestores escolares, não só aprenderem e discutirem teoricamente o modelo do ensino integral, mas também é um ótimo momento para que eles possam trocar práticas que eles já desenvolvem nas unidades, além de aprenderem uns com os outros. Então esses momentos formativos são muito ricos para que a gente possa fortalecer esse trabalho em rede e multiplicação de conhecimento dentro da nossa rede de ensino”, disse Gabriela Bonfim, coordenadora de Escolas de Tempo Integral da Seduc.
Uma das participantes do curso foi a vice-diretora Fernanda Costa, que trabalha na Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Belém. “O governo tem investido nisso para que a gente melhore os índices educacionais no Estado e essas formações tanto para a equipe pedagógica, como para a equipe gestora, têm contribuído para que a gente melhore a educação no Estado. O que chamou mais atenção é esse novo modelo de gestão das escolas, que é de suma importância para que a gente alcance os objetivos da área da educação”, conta a vice-diretora.
Já para Jeedir Gomes, diretor na Escola Estadual Professor Temístocles de Araújo, que também fica em Belém, o curso traz uma melhor visão de como funciona a gestão nas escolas em tempo integral. “É importante para nós, gestores, sabermos o papel do coordenador pedagógico, do professor, e como nós podemos tratar determinados conflitos, com isso podemos ter uma melhor qualidade de vida na escola. Eu acho que alcançar a qualidade de vida e desenvolver um papel de ser humano é a essência dessa formação”, finalizou ele.