Governo do Estado participa do Fórum GAEP de educação no Marajó
O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) e o Instituto Articule realizam, nos dias 20, e 21 de novembro (segunda e terça), no município de Breves, o Fórum "Uma agenda comum pela transformação do Marajó”, do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política de Educação (GAEPE) Arquipélago do Marajó. A abertura do evento aconteceu hoje (20), e contou com a presença do governador do Estado Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan e de representantes do Governo Federal, incluindo Izolda Cela, secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC). Durante a programação, foi anunciado o investimento superior a R$130 milhões para a construção de 13 creches, do programa Creches Por Todo o Pará, e construção, reconstrução, manutenção e ampliação de escolas estaduais no arquipélago.
"No estado do Pará, com sua extensão territorial, não é possível aplicar estratégias educacionais ou qualquer outro serviço a partir de Belém, quanto mais de Brasília aplicar estratégias e soluções para todo o Brasil. Só é possível essa compreensão quando se vem aqui, quando se conhece a realidade. Queria demonstrar, Izolda, a minha satisfação de vocês estarem aqui. Vocês já estiveram em outras oportunidades e eu fico feliz porque quando vocês vieram pela primeira vez foi quando nós lançamos a nossa primeira virada de chave da transformação que nós gostaríamos de dar e estamos buscando fazer para mudar a realidade da educação pública do nosso estado. Queria festejar que vocês possam estar voltando já podendo acompanhar as transformações que estão sendo realizadas", disse o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, sobre a presença dos representantes do Governo Federal no Fórum do GAEP.
Realizado no Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional “Dr. João Messias dos Santos” (CEDEP) do município de Breves, o fórum apresenta as ações em desenvolvimento nas instituições federais nas áreas da educação, assistência social, direitos humanos, telecomunicações e energia, que podem beneficiar os municípios do Marajó, assim como realiza oficinas de capacitação nessas áreas para os gestores municipais. Entre os temas abordados, estão: alternativas de cooperação federativa para o Marajó; cidadania e a defesa de crianças e adolescentes na região; o Marco Conceitual ribeirinho; ações para conectar o Marajó, entre outras.
"A região do Marajó é sim uma das regiões de referência, porque o GAEP tem construído junto com a gente uma movimentação da sociedade civil, com diversas instituições, com o MEC, todo mundo apontando para o lugar da forma correta. Eu ttenho tido a oportunidade de ver no Brasil outros conselheiros falarem como o GAEP tem sido uma referência em mobilização e trabalho pela educação no Brasil inteiro. Tenham orgulho do que já começamos a construir. Eu tenho certeza de que cada município, da rede estadual e municipais, estão comprometidas. Esse movimento está apenas começando. Tenho certeza de que juntos vamos conseguir avançar", declarou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
"Estamos reunidos em favor de um evento que nos leva a querer fazer uma educação de qualidade aqui no Marajó. A gente está fazendo isso na maior união dos prefeitos daqui. Na primeira infância, de 0 a 6 anos, se você não preparar essa turma, nós teremos dificuldade no futuro, conforme já disse o secretário Rossieli. Eu gostaria de agradecer a presença de todos e dizer que nós continuamos no nosso caminho de não só examinar a conta, mas fazer avaliação e ajudar nas políticas públicas", comentou Antônio José Guimarães, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA).
"Eu quero agradecer ao Governo Federal por nos visitar e nos dar essa mão juntamente com o Governo do Estado para que possamos garantir os direitos das nossas crianças, das nossas mulheres, dos nossos jovens, aqui em Breves. Para nós também é um prazer. Nós faremos história. Nós estaremos daqui a poucos anos contando também a história e a revolução que aconteceu no Marajó, começando pela educação, pela assistência social. O município precisa e encarece de homens e mulheres com coragem, e isso é o Marajó. De muita coragem, muita fé. Viva o Marajó, viva o Pará, e viva o nosso município", completou Xarão Leão, prefeito de Breves, município anfitrião do Fórum do GAEP.
Leia mais: Em Breves, Governo do Pará anuncia investimentos de R$ 130 milhões para educação do Marajó