Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Canaã dos Carajás recebe escola reconstruída para beneficiar mais de 1.500 estudantes

05/10/2023 23h25 - Autor: Bruno Magno (Ascom Seduc) 1861 visualizações
Foto: Canaã dos Carajás recebe escola reconstruída para beneficiar mais de 1.500 estudantes
Canaã dos Carajás recebe escola reconstruída para beneficiar mais de 1.500 estudantes

Mais de 1.500 estudantes da Região de Integração Carajás, no sudeste paraense, foram beneficiados com a entrega da Escola Estadual João Nelson dos Prazeres Henrique, em Canaã dos Carajás, nesta quinta-feira (05), dentro da programação comemorativa aos 29 anos de criação do município. As obras foram executadas por meio de convênio celebrado entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e a prefeitura local. Estudantes, professores e demais integrantes da comunidade escolar participaram da cerimônia de entregada 126ª unidade escolar reconstruída pelo governo do Estado, desde 2019.

“Hoje é um dia importante de conquistas. Estamos entregando a Escola Estadual João Nelson, uma parceria com a prefeitura, e já no mês de novembro entregaremos a Escola Irmã Laura também pronta, e estamos construindo a Escola Tecnológica, avançando para o primeiro vestibular na área de Medicina, e já projetando o campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no município de Canaã. São conquistas importantes para a educação pública da região”, destacou o governador Helder Barbalho. A obra teve investimento superior a R$ 4,5 milhões.

Ao lado de estudantes e autoridades, como o ministro das Cidades, Jader Filho, e o senador Jader Barbalho, o chefe do Executivo estadual visitou as novas dependências da escola e conversou com professores e alunos.

Foto: Daniel Guimarães/ Ascom Seduc

Perspectivas - Estudante do 2° ano do ensino médio, Marcos Felipe de Amorim Barros, 17 anos, contou que a partir de agora, com a escola estruturada, o foco é estudar para tentar uma vaga no ensino público superior na própria região.

“Meu sentimento é de felicidade de ter a escola nova, reformada, agora com as salas climatizadas pra gente poder ter o melhor ambiente, pra estar aprendendo em um ambiente mais confortável. Apesar das aulas on-line serem importantes, a gente sentir o calor da turma, poder estar ali perguntando diretamente pro professor, tirando as nossas dúvidas, é bastante importante pra um aprendizado de qualidade. E aí eu me sinto bastante feliz pela escola ter essa forma agora”, disse Marcos Felipe.

Também cursando o ensino médio na escola, a estudante Ana Carolina Silva, 17 anos, afirmou estar “feliz, porque cheguei há pouco tempo, no ano passado, e já estávamos numa situação ruim na escola. Mas agora a situação é outra, porque temos salas com ar-condicionado, laboratórios, quadra. Vai melhorar muito nosso aprendizado, e só esperamos coisas boas a partir de agora, principalmente porque daqui a pouco vamos fazer o vestibular”, ressaltou.

Foto: Daniel Guimarães/ Ascom Seduc

Infraestrutura - As obras incluíram a reconstrução de 10 salas de aula, secretaria, sala dos professores, sala da coordenação, despensa, refeitório, copa, banheiros masculino e feminino, coordenação pedagógica, biblioteca, laboratório de informática, laboratório multidisciplinar e sala de vídeo.

“O sentimento é de gratidão. Não tem outra palavra. Que a prosperidade chegue agora, a melhoria para os nossos alunos, a melhoria para nós, que somos servidores. Essa escola é tudo para nós, e é isso que me vem à cabeça agora. É saber que estaremos num ambiente que a gente vai conseguir, cada vez mais, avançar na aprendizagem e no ensino. Mesmo do jeito que estávamos, com aulas on-line, já estávamos avançando, sim. A gente não parou em um momento, mesmo com as dificuldades, mas vencemos. Agora, temos uma escola moderna e bonita”, ressaltou Fernanda Oliveira, diretora da unidade escolar.

A unidade também ganhou quadra poliesportiva coberta, com arquibancadas e vestiário, novas instalações elétrica e hidrossanitária, e climatização em todas as salas de aula, o que assegura maior conforto aos estudantes e qualidade ao ensino. Além de todos os equipamentos e mobiliário, a escola recebeu kit com geladeira, freezer e computador para reforçar a infraestrutura.

Outras obras - “É uma devolução muito importante para a comunidade, para os alunos dessa cidade e para o futuro de Canaã dos Carajás, assim como para toda a região. Lugar de aluno é dentro da escola, com a escola preparada, climatizada, pois nosso ambiente aqui é muito difícil de você concentrar. O governador Helder Barbalho tem trabalhado muito para que a gente possa devolver uma educação pública de qualidade. Lembrando que hoje estamos entregando uma escola, mas daqui a 30 dias estaremos entregando outra, assim como a Escola Tecnológica, avançando nas obras, e já estamos planejando outras novidades com o governador Helder Barbalho”, adiantou o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, ao lado do governador na agenda pública.A Escola Estadual João Nelson dos Prazeres Henrique atende cerca de 1.500 estudantes do ensino médio regular nos turnos da manhã, tarde e noite, e oferece a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o Some (Sistema de Organização Modular de Ensino).

Foto: Daniel Guimarães/ Ascom Seduc

“Hoje, com muita alegria, o município de Canaã dos Carajás celebra 29 anos de emancipação política, e o governador vem reinaugurar uma das escolas estaduais do nosso município. Fizemos um convênio com o governo do Estado para fazer a reforma, e hoje a nossa escola estadual, além de ampliação, conta também com toda a climatização para garantir o conforto aos alunos e aos servidores. É importante reforçar o investimento na educação. Canaã, com 29 anos, precisa muito desse investimento, dessa educação, para fomentar as futuras gerações”, assegurou a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha.