Seduc lança revista eletrônica e banco de teses na Feira do Livro
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Centro de Formação dos Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), realizou, nesta quinta-feira (14), durante a 26ª Feira do Livro e das Multivozes, o lançamento da 10ª edição da Revista Eletrônica Inform@ção e do Banco de Teses e Dissertações da Seduc. O evento ocorreu às 18h30, no estande da Seduc na Feira e contou com a presença dos autores da revista.
O periódico busca incentivar trabalhos e publicações científicas de educadores paraenses, oferecendo um espaço para a divulgação de experiências curriculares desenvolvidas pelos professores. O objetivo é melhorar a qualidade dos processos de aprendizagem e servir como referencial teórico para alunos e pesquisadores.
O diretor do Cefor, Augusto Paes, celebra a oportunidade de uma nova edição da revista. “É uma grande alegria participar, com os nossos colegas professores da Rede Estadual, o lançamento de uma das nossas revistas eletrônicas, voltada exatamente para a divulgação das práticas, pesquisas e estudos dos nossos professores da Rede Estadual e é um momento interessante porque a gente divulga a pesquisa, aquilo que vem acontecendo exatamente na própria escola, na sala de aula. Então, há uma possibilidade muito grande que os demais colegas vão acessar esse material, ler e se inspirar para também desenvolver práticas tão exitosas quanto as que foram produzidas”, disse.
Na oportunidade, os autores foram certificados e ele também falou sobre a importância da certificação desses educadores. “É muito importante porque é um momento de valorização dos profissionais da educação. A Secretaria de Educação acolhe, certifica e procura cada vez mais impulsionar para que os colegas possam inspirar tantos outros educadores também, na prática da escrita”, finalizou Augusto.
A professora de sociologia, Ana Maria Raiol, falou da satisfação em estar participando como uma das autoras da revista. “Com muita alegria compartilho esse momento, porque é o momento onde a gente vai publicizar o fruto da nossa pesquisa, e isso é necessário. É uma das formas de estar socializando o fruto das nossas pesquisas. Para mim, é com uma imensa satisfação que eu estou aqui!”, disse emocionada.
A Revista Eletrônica Inform@ção é composta por quinze textos de artigos escritos por professores da rede estadual de ensino, de diferentes partes do estado. Esses textos são compartilhados e divulgados no Banco de Teses e Dissertações da Seduc.
O espaço digital pretende reunir, compartilhar e divulgar trabalhos acadêmicos de profissionais da educação e servidores que atuam na área de gestão da Secretaria Estadual de Educação do Pará. A iniciativa amplia a visibilidade e facilita o acesso aos resultados das pesquisas realizadas pelos servidores da Seduc em várias instituições universitárias nacionais e internacionais. Além disso, democratiza e estimula o compartilhamento do conhecimento gerado, estendendo e retornando à sociedade o investimento realizado.
No Banco já estão depositadas 27 teses de doutorado e 61 dissertações de mestrado defendidas por servidores da secretaria de Educação e que em sua ampla maioria receberam o incentivo da Licença Aprimoramento concedida pela pasta. Para fazer parte do Banco Institucional de Teses e Dissertações, basta acessar o link: https://forms.gle/Kg3p6h7R5P6J2JVp8
A página do Banco está disponível no link: https://www.seduc.pa.gov.br/cefor/bancodeteses